Foto não mostra ataque recente a Israel, mas bombardeio à Faixa de Gaza em 2014

Compartilhe

É falso que uma foto que mostra um incêndio e uma grande nuvem de fumaça sobre uma cidade tenha sido registrada após um bombardeio recente a Israel, como alegam postagens nas redes sociais (veja aqui). A imagem exibe, na realidade, o resultado de um ataque aéreo israelense à Faixa de Gaza, em 2014.

A imagem com a atribuição enganosa acumulava ao menos 7.500 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (13) e foi marcada com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


OREMOS POR ISRAEL

Publicações nas redes sociais exibem a foto de um bombardeio à Faixa de Gaza em 2014 como se fosse um ataque recente a Israel. A imagem, do fotojornalista Mohammed Saber, da agência EPA, mostra o resultado de um ataque aéreo israelense ao território palestino em julho daquele ano.

Na época, o conflito foi acirrado após Israel atribuir ao Hamas, grupo político que controla Gaza, o sequestro e a morte de três adolescentes, o que foi negado pelo outro lado. Os ataques foram intensificados após a morte de um jovem palestino em Jerusalém e terminou com 2.200 palestinos e 73 israelenses mortos.

As tensões recrudesceram recentemente após protestos contra o despejo de famílias palestinas de um bairro em Jerusalém Oriental. Na segunda-feira (10), Israel iniciou ataques aéreos à Faixa de Gaza após foguetes terem sido disparados na direção de Tel Aviv. Até a manhã desta quinta (13), eram estimadas as mortes de 83 palestinos e sete israelenses.

Esta peça de desinformação também foi desmentida pela AFP Checamos.

Compartilhe

Leia também

não é bem assimVoto ainda não é usado como prova de vida para o INSS

Voto ainda não é usado como prova de vida para o INSS

falsoCadeirada não quebrou costela de Marçal, e raio-X de banco de imagens circula como se mostrasse fratura

Cadeirada não quebrou costela de Marçal, e raio-X de banco de imagens circula como se mostrasse fratura

falsoLula não propôs confisco de terras afetadas por queimadas

Lula não propôs confisco de terras afetadas por queimadas