🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto mostra tanques na China, não em desfile militar em Brasília

Por Luiz Fernando Menezes

10 de agosto de 2021, 13h42

Publicações nas redes sociais (veja aqui) enganam ao atribuir ao desfile militar desta terça-feira (10) em Brasília uma foto de 2019 que mostra um comboio de tanques na China. A imagem foi registrada em outubro daquele ano, em Pequim, durante as comemorações do 70º aniversário da revolução comunista.

As postagens enganosas reuniam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (10) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (saiba como funciona).


Uma foto que mostra tanques de guerra durante as celebrações dos 70 anos da fundação da República Popular da China, em 2019, vem circulando em postagens nas redes como se mostrasse o desfile de veículos militares desta terça-feira (10), em Brasília. A imagem foi veiculada pela agência de notícias EFE e aparece em reportagem do El País sobre as comemorações em Pequim em 1º de outubro daquele ano.


Foto original. Imagem dos tanques está em reportagem do jornal El País de 2019 (Reprodução).

A exibição de um comboio militar com tanques da Marinha brasileira na Esplanada dos Ministérios na manhã desta terça-feira (10) contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Os veículos estavam a caminho de Formosa (GO), onde é realizado anualmente um treinamento de militares, e foi a primeira vez que a capital estava no trajeto. O evento foi realizado no mesmo dia em que está pautada na Câmara a votação da PEC (proposta de emenda à Constituição) 135/2019, que prevê a impressão do voto na urna eletrônica.

Referências:

1. Folha de S.Paulo
2. G1 (1 e 2)
3. EBC
4. El País
5. Câmara dos Deputados


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.