Foto mostra médicos cubanos em 2013, não profissionais enviados ao AM para conter Covid-19

Por Luiz Fernando Menezes

5 de maio de 2020, 16h42


Uma foto do desembarque de médicos cubanos em São Paulo em 2013 circula em publicações nas redes sociais como se retratasse a chegada de profissionais contratados pelo Ministério da Saúde para o combate à Covid-19 no Amazonas (veja aqui). A imagem tem sido veiculada junto a outras, de fato atuais, que mostram equipamentos de proteção sendo descarregados pela Aeronáutica em Manaus no domingo (3).

Nesta segunda-feira (4), o Ministério da Saúde anunciou a contratação de 267 médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde para reforçar as equipes de enfrentamento ao novo coronavírus no estado a partir desta semana. A pasta também informou ter enviado toneladas de equipamentos de proteção ao Amazonas, como máscaras e álcool em gel.

A imagem dos médicos cubanos fora de contexto consta em publicações que, no Facebook, reuniam ao menos 7.000 compartilhamentos na tarde desta terça-feira (5). Como as postagens também trazem fotos atuais e informações verídicas, elas foram marcadas com o selo DISTORCIDO na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona).


DISTORCIDO

Não é atual nem mostra a chegada de médicos enviados pelo Ministério da Saúde ao Amazonas uma foto que circula em publicações nas redes sociais de apoio ao ministro Nelson Teich. A imagem foi tirada em novembro de 2013 no aeroporto de Guarulhos (SP) por Moacyr Lopes Júnior, da Folhapress, durante o desembarque de 150 profissionais cubanos contratados pelo governo Dilma Rousseff (PT) para o programa Mais Médicos.

Nas publicações checadas, a foto antiga é tirada de contexto para dar a entender que os médicos retratados seriam os 37 profissionais que o Ministério da Saúde contratou para reforçar o combate à Covid-19 no Amazonas a partir desta semana. Os 267 contratos temporários de médicos, enfermeiros, técnicos e farmacêuticos fazem parte da ação Brasil Conta Comigo, instituída ainda na gestão do ex-ministro Luiz Mandetta.

As outras fotos que integram as postagens em apoio ao atual ocupante da pasta, Nelson Teich, estão devidamente contextualizadas. Elas retratam o pouso e o descarregamento de um avião C-130 com cerca de 7 toneladas de materiais de proteção contra o novo coronavírus no dia 3 de maio. As fotos aparecem em galeria publicada pelo perfil oficial da FAB (Força Aérea Brasileira) no Facebook.

Referências:

1. Folha de S.Paulo
2. Ministério da Saúde
3. Diário Oficial da União
4. Ministério da Defesa


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.