🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto mostra manifestação pelo impeachment de Dilma, não ato pelo voto impresso no RJ

Por Luiz Fernando Menezes

2 de agosto de 2021, 15h45

Publicações nas redes sociais atribuem falsamente ao ato em defesa do voto impresso neste domingo (1º) no Rio de Janeiro uma foto aérea da praia de Copacabana repleta de manifestantes vestidos de verde e amarelo (veja aqui). O registro, entretanto, mostra um protesto pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT) em 2015.

A postagem enganosa reunia ao menos 28 mil compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (2) e foi marcada com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (saiba como funciona).


Uma foto da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, lotada de manifestantes, vem sendo compartilhada nas redes sociais como se fosse um registro do ato a favor do voto impresso de domingo (1º), o que não é verdade. Aos Fatos não localizou a autoria nem a data exata, mas constatou que o registro circula na internet desde agosto de 2015 atribuído a um protesto pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) (veja aqui, aqui e aqui).

Na capital fluminense, o ato contra a petista ocorreu na manhã do dia 16 de agosto de 2015, quando manifestantes se reuniram na praia de Copacabana. A PMERJ (Polícia Militar do Rio de Janeiro) não divulgou uma estimativa do público à época.

Neste fim de semana, bolsonaristas foram às ruas em diversas cidades do país para manifestar defesa à PEC 135/2019, que institui mecanismo em que os votos digitados na urna eletrônica são impressos, mostrados ao eleitor para conferência visual e, depois, depositados em um recipiente lacrado. Segundo o UOL, ao menos três mil pessoas compareceram ao protesto na orla de Copacabana. Imagens da manifestação podem ser conferidas no G1 e na CNN Brasil.

Referências:

1. G1 (1 e 2)
2. Câmara dos Deputados
3. UOL
4. CNN Brasil


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.