🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto mostra criança na Índia, não menina catadora de papelão em Pernambuco

Por Priscila Pacheco

27 de outubro de 2021, 13h52

Não é verdade que uma foto que circula nas redes sociais mostra uma menina catadora de papelão de Santa Cruz do Capibaribe (PE), como alegam postagens (veja aqui). A imagem faz parte do acervo do fotógrafo italiano Claudio Ripamonti pelo menos desde 2008 com a informação de que foi registrada em Haridwar, na Índia.

Posts que trazem a imagem com a falsa atribuição contam com ao menos 431.300 compartilhamentos nesta terça-feira (27).


Se você compartilhar a foto de uma menina que postagens nas redes sociais apontam ser uma catadora de papelão em Santa Cruz do Capibaribe (PE), a imagem pode até chegar a um caça-talentos brasileiro, como desejam os autores dos posts, mas será difícil para ele encontrar a garota. Isso porque a imagem foi retratada em Haridwar, na Índia, por um fotógrafo chamado Claudio Ripamonti.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos descobriu que Ripamonti publicou a imagem no site “fotocommunity em abril de 2008, indicando que a foto foi registrada na cidade indiana. No site profissional de Ripamonti, a mesma imagem aparece com a legenda “Sweet little Angel - Haridwar India”, que significa “doce anjinho”, e está à venda por no mínimo 15 euros (formato 20 x 30 centímetros).

O fotógrafo também publicou a imagem no Instagram em 2012, 2016, 2019 e 2020 (veja aqui, aqui, aqui e aqui). Todas as publicações citam a Índia, mas sem informações sobre quem seria a garota. O perfil do fotógrafo na rede social contém retratos registrados em outros países além da Itália e da Índia, como México, Japão, Namíbia e Argentina.

Aos Fatos entrou em contato com Ripamonti para solicitar mais informações sobre o contexto da foto, mas não obteve retorno até a publicação da checagem.

Referências:

1. IBGE
2. Bing
3. Site Claudio Ripamonti (Fontes 1 e 2)
4. Instagram Claudio Ripamonti (Fontes 1, 2, 3 e 4)
5. Fotocommunity


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.