🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto mostra ato contra Dilma em 2016, não protesto bolsonarista no 7 de Setembro

Por Priscila Pacheco

8 de setembro de 2021, 16h39

Uma foto que mostra a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), repleta de manifestantes vestidos de verde e amarelo circula nas redes (veja aqui) como se fosse do ato bolsonarista de 7 de setembro. A imagem foi registrada pela fotógrafa Tânia Rêgo, da Agência Brasil, em um protesto em 13 de março de 2016 pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT).

A peça de desinformação circulou no WhatsApp, onde não é possível medir com precisão o alcance, e no Facebook, onde reunia ao menos mil compartilhamentos nesta quarta-feira (8).



Postagens nas redes sociais atribuem falsamente ao ato bolsonarista do 7 de Setembro no Rio de Janeiro uma foto de 2016 que mostra um protesto pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT) na praia de Copacabana, mesmo local da manifestação desta terça-feira (7). A imagem, creditada à fotógrafa Tânia Rêgo, ilustra a reportagem da Agência Brasil e foi utilizada por outros veículos, como o jornal gaúcho Correio do Povo.

O local retratado foi o mesmo onde milhares de pessoas se reuniram neste 7 de setembro em uma manifestação em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e crítica ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Na terça-feira (7), Aos Fatos checou outra foto registrada em 2016 que foi atribuída à manifestação bolsonarista no Rio de Janeiro.

Referências:

1. Aos Fatos
2. Agência Brasil
3. Correio do Povo
4. O Globo


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.