🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto mostra performance na Espanha, não formatura de sociologia da Unicamp

Por Marco Faustino

11 de abril de 2022, 12h01

Uma foto em que homens aparecem vestidos com saias e de salto alto não foi registrada durante uma formatura de estudantes de sociologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), como alegam postagens nas redes (veja aqui). A imagem retrata participantes de uma performance do influenciador americano Barry Brandon na Espanha, em 2021.

Postagens com o conteúdo enganoso somavam ao menos 1.200 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (11).


Selo falso

Olha aí a formatura dos novos sociólogos da Unicamp 2021

Foto de performance na Espanha circula como se fosse formatura de sociólogos na Unicamp

A foto que ilustra as postagens enganosas não foi tirada em uma formatura do curso de sociologia da Unicamp. A imagem é um registro de uma performance teatral realizada pelo influenciador americano Barry Brandon em Madri, na Espanha, em setembro de 2021.

Em outubro de 2021, a imagem foi compartilhada como sátira com a legenda em inglês “When the fire alarm goes off at Zara” (“Quando o alarme de incêndio da Zara dispara”). Já a legenda em português que atribui a imagem a uma formatura surgiu em abril de 2022.

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp informou ao Aos Fatos que a formatura dos cursos de graduação de 2021 foi feita virtualmente, em 15 de fevereiro, e negou que a foto tenha relação com qualquer atividade da universidade.

Esta peça de desinformação também foi checada por Boatos.org e Lupa.

Referências:

1. Instagram (Fontes 1 e 2)
2. Twitter
3. YouTube


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.