Foto mostra performance na Espanha, não formatura de sociologia da Unicamp

Por Marco Faustino

11 de abril de 2022, 12h01

Uma foto em que homens aparecem vestidos com saias e de salto alto não foi registrada durante uma formatura de estudantes de sociologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), como alegam postagens nas redes (veja aqui). A imagem retrata participantes de uma performance do influenciador americano Barry Brandon na Espanha, em 2021.

Postagens com o conteúdo enganoso somavam ao menos 1.200 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (11).


Selo falso

Olha aí a formatura dos novos sociólogos da Unicamp 2021

Foto de performance na Espanha circula como se fosse formatura de sociólogos na Unicamp

A foto que ilustra as postagens enganosas não foi tirada em uma formatura do curso de sociologia da Unicamp. A imagem é um registro de uma performance teatral realizada pelo influenciador americano Barry Brandon em Madri, na Espanha, em setembro de 2021.

Em outubro de 2021, a imagem foi compartilhada como sátira com a legenda em inglês “When the fire alarm goes off at Zara” (“Quando o alarme de incêndio da Zara dispara”). Já a legenda em português que atribui a imagem a uma formatura surgiu em abril de 2022.

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp informou ao Aos Fatos que a formatura dos cursos de graduação de 2021 foi feita virtualmente, em 15 de fevereiro, e negou que a foto tenha relação com qualquer atividade da universidade.

Esta peça de desinformação também foi checada por Boatos.org e Lupa.

Referências:

1. Instagram (Fontes 1 e 2)
2. Twitter
3. YouTube


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.