🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto mostra futuro ministro e governador do Maranhão, não bolsonarista que planejou atentado

Por Bruna Leite

30 de dezembro de 2022, 17h23

Não se trata de George Washington de Oliveira Sousa, bolsonarista que confessou planos de explodir uma bomba em Brasília, o homem que aparece em foto ao lado do senador eleito e futuro ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA), como afirmam publicações nas redes sociais. A imagem mostra Carlos Brandão (PSB), governador reeleito do Maranhão, durante comemoração pela vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência, no dia 30 de outubro, em São Luís.

Até esta sexta-feira (30), a publicação com o conteúdo enganoso acumulava 44 mil visualizações e mais de 1.000 compartilhamentos no Facebook. Ela circula também no Kwai, Instagram e WhatsApp, aplicativo que não permite estimar o alcance das mensagens (fale com a Fátima).


Selo falso

Flávio Dino é amigo do terrorista de Brasília? Aquele da bomba? Que acusaram os PATRIOTAS?

Reprodução de publicação que engana ao dizer, em legenda, que homem que aparece ao lado do futuro ministro Flávio Dino é o suspeito de explodir uma bomba em Brasília

O homem de camiseta verde que aparece em foto ao lado de Flávio Dino não é George Washington de Oliveira Sousa, bolsonarista que confessou ter planejado um atentado a bomba nas imediações do Aeroporto Internacional de Brasília no último sábado (24), como afirmam publicações.

A imagem com a falsa legenda mostra, na verdade, o governador reeleito do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), durante comemoração em São Luís, pela vitória de Lula, no dia 30 de outubro.

O próprio governador desmentiu a publicação enganosa em no Twitter nesta sexta (30), ao mostrar o mesmo momento, só que registrado de outros ângulos. É possível ver os políticos usando as mesmas camisetas da foto que viralizou com a falsa descrição e as cortinas ao fundo da sala em que acompanharam a apuração dos votos.

Outro post feito por Dino no Instagram, em 31 de outubro, confirma que era Brandão, e não George Washington, o homem ao seu lado na foto. Nos registros, os dois políticos participam de um comício, na noite do dia 30 de outubro, e estão com as mesmas roupas que aparecem nas publicações desinformativas.

Não é a primeira vez nesta semana que publicações tentam associar aliados do presidente eleito Lula ao acusado de tentar explodir uma bomba na capital federal. Na terça (27), Aos Fatos publicou que o pecuarista Fábio Coutinho Assunção, que aparece em foto ao lado do governador reeleito do Pará, Hélder Barbalho (MDB), irmão do futuro ministro das Cidades, Jader Filho, não é o suspeito de terrorismo.

Referências:

1- BBC Brasil
2- Twitter (1 e 2)
3- Instagram
4- Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.