Foto da Esplanada atribuída ao Sete de Setembro de 2021 foi registrada neste ano

Por Luiz Fernando Menezes

8 de setembro de 2022, 16h58

Não foi registrada em 2021 uma foto usada para comparar, erroneamente, o ato bolsonarista no Sete de Setembro do ano passado com o de 2022, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). A imagem que mostra a Esplanada dos Ministérios lotada também foi registrada em 2022, foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo e na peça é creditada como se fosse do governo federal. A foto em que aparece a esplanada em um plano mais aberto foi tirada por Sergio Lima, do site Poder360.

A peça de desinformação acumulava, até a tarde desta quinta-feira (8), mais de 2.000 compartilhamentos no Twitter e centenas no Facebook.


Selo falso

Comparação usa duas fotos de 2022 para sugerir que público foi menor do que no ano passado

É enganosa a comparação feita em postagens nas redes sociais, entre duas fotos que mostram a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com um texto que afirma que o evento de Sete de Setembro deste ano teve um público menor do que o de 2021. As duas imagens foram registradas em 2022, em momentos diferentes, e utilizando planos e equipamentos diferentes, de um ato de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que aconteceu durante a celebração do Bicentenário da Independência.

A primeira imagem foi publicada pela Folha de S.Paulo em uma reportagem sobre o evento ocorrido neste ano (veja abaixo), creditada como divulgação do governo federal. Ela aparece em um carrossel que mostra duas fotos, uma registrada em 2022 e outra em 2021.

Imagem de multidão atribuída a 2021 foi registrada neste ano
Maior adesão. Foto com o maior número de pessoas foi registrada na última quarta-feira (7) (Reprodução/Folha de S.Paulo)

Já a segunda foto também foi registrada no Sete de Setembro deste ano, e é de autoria de Sérgio Lima, repórter-fotográfico do Poder360. Na legenda, está indicado que a imagem aérea foi feita com um plano mais aberto.

Foto com menos pessoas também foi registrada no último Sete de Setembro
Plano aberto. Imagem registrada em 2022 com um ângulo diferente. (Sergio Lima/Poder360)

Leia mais
Tempo Real Da corrupção à ideologia de gênero, Bolsonaro repete mentiras no Sete de Setembro

Veículos de imprensa como a Folha de S.Paulo, o UOL e o Poder360 publicaram comparações do público presente nos atos do Sete de Setembro em Brasília em 2021 e 2022. No ano passado, estima-se que a Esplanada recebeu 105 mil pessoas, segundo a PM (Polícia Militar). O Aos Fatos não encontrou estimativa semelhante por parte das forças de segurança neste ano.

A Reuters também checou essas peças de desinformação.

Referências:

1. Folha de S.Paulo (1 e 2)
2. Poder360 (1 e 2)
3. UOL
4. Metrópoles


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.