Não é verdade que o papa Leão 14 fez um gesto de apoio ao presidente Lula (PT) em sua primeira aparição pública, na praça São Pedro, no Vaticano. As peças de desinformação compartilham uma imagem gerada por inteligência artificial. Na transmissão oficial do evento, é possível perceber que o pontífice apenas acenou para a multidão.
As peças de desinformação somavam 2.000 compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (9).
Não importa o significado; pra mim o novo Papa fez o L.

Foi gerada por IA (inteligência artificial) a imagem que supostamente mostra o papa Leão 14 “fazendo o L” em sua primeira aparição pública diante de fiéis na praça São Pedro, no Vaticano, na última quinta-feira (9).
Na transmissão oficial do evento (veja abaixo), é possível perceber que o pontífice não faz o sinal em nenhum momento até o fim de seu discurso. Ele se limita a acenar com as mãos abertas na direção da multidão.
Há uma série de indícios que apontam que a imagem disseminada pelas peças de desinformação foi gerada artificialmente:
- A fisionomia do pontífice é diferente da real (veja abaixo);
- Os rostos que aparecem nas imagens falsas também têm a pele com aspecto plastificado, típico de conteúdos gerados por IA;
- Há ainda diferenças entre as roupas usadas pelo papa na imagem e na transmissão oficial do evento. O crucifixo de Leão, por exemplo, é menor e tem extremidades com pontas.

Desde o anúncio de sua eleição, o novo papa tem sido alvo de uma série de peças de desinformação nas redes. Em checagem anterior, por exemplo, Aos Fatos verificou ser falsa a alegação de que o pontífice é acusado de pedofilia.
O caminho da apuração
Aos Fatos acompanhou a primeira aparição pública do papa Leão 14 e verificou que em nenhum momento o pontífice fez o gesto mostrado pelas peças de desinformação. Por fim, analisamos a imagem que tem sido compartilhada nas redes e notamos diversos indícios de que ela foi gerada por inteligência artificial.