🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto em que Neymar aparece sendo vacinado é de 2010, não atual

Por Marco Faustino

19 de janeiro de 2021, 13h01

Uma foto de 2010 em que o jogador Neymar aparece sendo vacinado contra os vírus H1N1 e da hepatite B tem circulado nas redes sociais com a alegação de que ele teria furado a fila da imunização para Covid-19, o que não é verdade (veja aqui).

Publicações que trazem a imagem fora de contexto reuniam ao menos 1.800 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (19) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (veja como funciona).


“Passou agora na Globo: Neymar fura fila pra tomar vacina antes de todo mundo. Esse é o ídolo de vocês?"

Uma foto do jogador Neymar durante uma campanha de vacinação contra os vírus H1N1 e da hepatite B, em 2010, vem sendo usada fora de contexto por publicações que o acusam de furar a fila na imunização para Covid-19. O registro, da fotógrafa Vanessa Rodrigues, foi feito em maio daquele ano no Centro de Treinamento Rei Pelé, em Santos (SP).

Na ocasião, foram aplicadas 45 vacinas contra a gripe H1N1 e 17 doses contra a hepatite B pela Vigilância Epidemiológica, de acordo com o site da Prefeitura Municipal de Santos. A iniciativa partiu de agentes do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), da Secretaria de Saúde de Santos, e da ONG Grupo Esperança, que integrava a 9ª Semana de Prevenção e Controle das Hepatites Virais.

A foto do jogador foi divulgada na época pelo Globo Esporte. “Neymar faz careta após levar a picada, mas mostra desenvoltura ao convocar jovens de Santos para se imunizar contra hepatite B”, destacou o texto do veículo.

Referências:

1. Veja Saúde
2. Prefeitura Municipal de Santos
3. Globo Esporte


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.