Uma foto de 2010 em que o jogador Neymar aparece sendo vacinado contra os vírus H1N1 e da hepatite B tem circulado nas redes sociais com a alegação de que ele teria furado a fila da imunização para Covid-19, o que não é verdade (veja aqui).
Publicações que trazem a imagem fora de contexto reuniam ao menos 1.800 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (19) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (veja como funciona).
“Passou agora na Globo: Neymar fura fila pra tomar vacina antes de todo mundo. Esse é o ídolo de vocês?"
Uma foto do jogador Neymar durante uma campanha de vacinação contra os vírus H1N1 e da hepatite B, em 2010, vem sendo usada fora de contexto por publicações que o acusam de furar a fila na imunização para Covid-19. O registro, da fotógrafa Vanessa Rodrigues, foi feito em maio daquele ano no Centro de Treinamento Rei Pelé, em Santos (SP).
Na ocasião, foram aplicadas 45 vacinas contra a gripe H1N1 e 17 doses contra a hepatite B pela Vigilância Epidemiológica, de acordo com o site da Prefeitura Municipal de Santos. A iniciativa partiu de agentes do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), da Secretaria de Saúde de Santos, e da ONG Grupo Esperança, que integrava a 9ª Semana de Prevenção e Controle das Hepatites Virais.
A foto do jogador foi divulgada na época pelo Globo Esporte. “Neymar faz careta após levar a picada, mas mostra desenvoltura ao convocar jovens de Santos para se imunizar contra hepatite B”, destacou o texto do veículo.
De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.