Foto em que mulheres de véu islâmico aparecem presas é de encenação no Reino Unido em 2014

Compartilhe

Uma foto em que mulheres de véu islâmico aparecem presas a uma corrente segurada por um homem de turbante circula nas redes (veja aqui) como se fosse um registro de integrantes do Taleban no Afeganistão, o que é falso. A imagem mostra uma encenação feita no Reino Unido em 2014 durante um protesto de curdos contra o Estado Islâmico.

As postagens enganosas somavam ao menos 2.300 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (17) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (saiba como funciona).


Não é verdade que a foto em que mulheres de Niqab, véu que deixa apenas os olhos à mostra, aparecem amarradas a uma corrente controlada por um homem tenha sido registrada no Afeganistão após o Taleban tomar o poder, no domingo (15). A imagem foi feita em outubro de 2014 em Londres, no Reino Unido, e mostra uma encenação apresentada durante um protesto de ativistas curdos contra o Estado Islâmico.

Na ocasião, os manifestantes queriam chamar atenção para a captura de mulheres nos territórios da Síria e Iraque pelo grupo terrorista. A imagem consta na galeria publicada pelo jornal britânico Telgraf, direcionado à comunidade curda no Reino Unido.


Original. Curdos encenam leilão de mulheres para protestar contra o Estado Islâmico (Reprodução/Telgraf)

A mesma foto já circulou em perfis nas redes de outros países com atribuições enganosas semelhantes. A plataforma de checagens Da Begad? desmentiu publicações de 2015 que diziam que a imagem mostraria a venda de mulheres na Síria.

O Taleban, que voltou ao poder após tomar a capital Cabul no último domingo (15), é conhecido por restringir direitos das mulheres a partir de uma interpretação radical da lei islâmica. Nos primeiros dias da retomada do poder pelo grupo no Afeganistão, após 20 anos, relatos apontam restrições de direitos sociais e econômicos.

Compartilhe

Leia também

falsoGoverno Lula não aprovou fim das férias remuneradas

Governo Lula não aprovou fim das férias remuneradas

falsoNão há registros de que bolsonarista tenha sido expulso de mercado por alterar preços para atacar Lula

Não há registros de que bolsonarista tenha sido expulso de mercado por alterar preços para atacar Lula

Meta descumpre promessa de moderação e permite conteúdos que sexualizam adolescentes

Meta descumpre promessa de moderação e permite conteúdos que sexualizam adolescentes