🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto em que Max Verstappen aparece com camiseta pró-Bolsonaro é montagem

Por Marco Faustino

16 de dezembro de 2021, 17h59

Não é verdade que o piloto da Red Bull Max Verstappen usou uma camiseta com a inscrição “Bolsonaro Presidente” em uma foto ao lado de Nelson Piquet, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). A estampa foi inserida digitalmente sobre uma foto publicada no Instagram por Kelly Piquet, namorada de Verstappen, em novembro de 2021. A assessoria do piloto também afirmou se tratar de uma montagem.

Postagens enganosas acumulavam ao menos mil compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (16). A foto manipulada também circula no WhatsApp (Fale com Fátima).


Selo falso

É uma montagem a foto que circula nas redes em que o piloto holandês Max Verstappen aparece usando uma camiseta com o rosto do presidente Jair Bolsonaro (PL) e os dizeres “Bolsonaro Presidente”. A assessoria do piloto afirmou (confira aqui e aqui) que se trata de uma imagem falsa e que ele “não expressou, não expressa e não irá expressar sua opinião sobre qualquer partido político ou pessoa, no mundo, de maneira alguma”.

O registro original foi publicado pela namorada de Verstappen, Kelly Piquet, em 9 de novembro, nos stories do Instagram (veja reproduções aqui, aqui, aqui), durante uma visita ao piloto Nelson Piquet, em Brasília. Na foto, o holandês veste uma camiseta clara com uma estampa no peito, na qual não há referência ao presidente.


Original. Trecho de matéria do Portal R7 mostra a foto original publicada por Kelly Piquet no Instagram.

A montagem vem sendo difundida como se fosse real em perfis e grupos bolsonaristas nas redes sociais desde o início desta semana. Ela também foi compartilhada na quarta-feira (15), no Twitter, pelo tenente Mosart Aragão, assessor do presidente Jair Bolsonaro. Posteriormente, ele apagou o conteúdo.

Em checagem anterior, Aos Fatos verificou ser falso que Max Verstappen dedicou o título da Fórmula 1 a Bolsonaro.

Referências:

1. Portal R7
2. Bandsports
3. Estado de S. Paulo
4. Metrópoles
5. Aos Fatos


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.