Não é verdade que o piloto da Red Bull Max Verstappen usou uma camiseta com a inscrição “Bolsonaro Presidente” em uma foto ao lado de Nelson Piquet, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). A estampa foi inserida digitalmente sobre uma foto publicada no Instagram por Kelly Piquet, namorada de Verstappen, em novembro de 2021. A assessoria do piloto também afirmou se tratar de uma montagem.
Postagens enganosas acumulavam ao menos mil compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (16). A foto manipulada também circula no WhatsApp (Fale com Fátima).
É uma montagem a foto que circula nas redes em que o piloto holandês Max Verstappen aparece usando uma camiseta com o rosto do presidente Jair Bolsonaro (PL) e os dizeres “Bolsonaro Presidente”. A assessoria do piloto afirmou (confira aqui e aqui) que se trata de uma imagem falsa e que ele “não expressou, não expressa e não irá expressar sua opinião sobre qualquer partido político ou pessoa, no mundo, de maneira alguma”.
O registro original foi publicado pela namorada de Verstappen, Kelly Piquet, em 9 de novembro, nos stories do Instagram (veja reproduções aqui, aqui, aqui), durante uma visita ao piloto Nelson Piquet, em Brasília. Na foto, o holandês veste uma camiseta clara com uma estampa no peito, na qual não há referência ao presidente.
A montagem vem sendo difundida como se fosse real em perfis e grupos bolsonaristas nas redes sociais desde o início desta semana. Ela também foi compartilhada na quarta-feira (15), no Twitter, pelo tenente Mosart Aragão, assessor do presidente Jair Bolsonaro. Posteriormente, ele apagou o conteúdo.
Em checagem anterior, Aos Fatos verificou ser falso que Max Verstappen dedicou o título da Fórmula 1 a Bolsonaro.
Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.