🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto em que Doria usa máscara com bandeira da China é montagem

Por Amanda Ribeiro

15 de novembro de 2020, 15h35

Não é verdade que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tenha votado nas eleições municipais deste domingo (15) usando uma máscara estampada com a bandeira chinesa, como mostram peças de desinformação que circulam nas redes (veja aqui). A imagem compartilhada pelas postagens é fruto de uma montagem: em busca de registros na imprensa e nas redes sociais do político, é possível constatar que Doria usava uma máscara preta.

Compartilhada por perfis pessoais no Facebook, o conteúdo enganoso acumulava cerca de 2.100 compartilhamentos até a tarde deste domingo (15). Todas as postagens foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social (saiba como funciona).


FALSO

JOÃO DÓRIA do PSDB foi votar com máscara da bandeira da China.

Alguém tem dúvida que esse safado representa os interesses do partido chinês no Brasil?

Foi editada uma imagem que mostra o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com uma máscara estampada com a bandeira da China. De acordo com postagens que circulam nas redes, ele teria votado nas eleições municipais deste domingo (15) usando o equipamento de proteção, o que provaria que o tucano “representa os interesses" do Partido Comunista chinês no Brasil. Como pode ser visto em fotos publicadas pela imprensa e nas redes sociais do político, no entanto, Doria compareceu ao pleito usando uma máscara preta.

A imagem compartilhada mostra cenário similar ao registrado em uma sequência de stories postados no Instagram do governador por volta das 12h. Ali, ele aparece caminhando ao lado da mulher, Bia Doria, e do atual prefeito e candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDB-SP), e anuncia estar se dirigindo ao local de votação. Por mais que o ângulo da imagem não seja o mesmo registrado na peça de desinformação, é possível verificar que a paisagem ao fundo é similar e que Doria, Bia e Covas usam as mesmas roupas da peça de desinformação.

Pouco tempo depois de publicar a sequência de vídeos, o governador postou uma imagem no Instagram em que posa também com uma máscara preta ao lado de uma urna eletrônica.

Doria também aparece com a máscara sem estampa em registros feitos por veículos de imprensa, como o jornal O Globo, o G1 e o SBT.

A Agência Lupa também desmentiu a peça de desinformação.

Referências:

1. Instagram (@jdoriajr 1 e 2)
2. O Globo
3. G1
4. SBT


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.