Uma foto editada de um ato público do PSB em Cabo de Santo Agostinho (PE) na campanha eleitoral de 2012 circula nas redes sociais (veja aqui) com a falsa alegação de que retrataria uma caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A montagem foi feita para multiplicar o número de pessoas que aparecem na imagem.
Postagens recentes com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 32 mil compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (25) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).
Milagre da multiplicação na caravana de Lula. O mesmo gordo aparece em 4 lugares ao mesmo tempo!s
Editada, a foto de uma passeata em que um mesmo participante aparece quatro vezes em lugares diferentes tem sido compartilhada nas redes sociais como se fosse parte de uma caravana do ex-presidente Lula, o que não é verdade. O registro original foi feito durante um ato do PSB em Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, durante a campanha eleitoral de 2012 (veja abaixo).
As camisetas de alguns dos militantes trazem o número, 40, e as cores, amarelo e vermerlho, do partido e fotos semelhantes podem ser encontradas no site do socialista Everaldo Cabral, que era deputado estadual na época do evento. Há na imagem, ainda, um cartaz de um candidato a vereador pela legenda.
Aos Fatos não conseguiu identificar a origem exata nem a autoria da foto por meio de busca reversa, mas verificou que a imagem sem edições aparece em publicação do então candidato a vereador em Cabo de Santo Agostinho Mingo Ramos (na época no PMN, hoje no PP) em 4 de setembro, mesma data em que a montagem começou a circular nas redes sociais.
A montagem circula nas redes desde setembro de 2012 com a alegação de que teria sido compartilhada por petistas na tentativa de inflar o apoio a manifestações pró-Lula, mas não há registros que sustentem que integrantes do partido tenham compartilhado a montagem. As primeiras publicações enganosas atribuíam a manipulação ao diretório do PSB.
A imagem editada também já foi usada em outros países para desinformar. Ela já circulou, por exemplo, na Venezuela com a alegação de que seria uma tentativa de inflar a popularidade do ex-presidente Hugo Chávez. Em 2018, o registro apareceu nas redes italianas como se fosse uma montagem favorável ao prefeito de Riace, Mimmo Lucano.
A foto editada voltou a circular em perfis brasileiros no fim de semana para comparar a popularidade de Lula com a do presidente Jair Bolsonaro, que havia participado, no domingo (23), de um passeio de moto no Rio de Janeiro com apoiadores.