🕐 Esta reportagem foi publicada há mais de seis meses

Foto e vídeo de Doria em Araçatuba são anteriores à pandemia de Covid-19

Por Luiz Fernando Menezes

20 de abril de 2020, 14h47

Fotos e vídeo antigos que mostram o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em eventos em Araçatuba, no interior paulista, e em uma festa na capital circulam nas redes sociais como se fossem atuais para acusar o tucano de descumprir a medida de distanciamento social que ele impôs ao estado (veja aqui). Aos Fatos verificou que todos os registros são anteriores à pandemia de Covid-19: uma das fotos veiculadas é de 2010, quando Doria ainda nem havia ingressado na carreira política.

O material fora de contexto tem sido compartilhado desde o fim de semana por perfis pessoais e páginas no Facebook que já reúnem ao menos cinco mil compartilhamentos. Todos foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona).


FALSO

Governador Doria em festa aqui em Araçatuba! Assim é fácil mandar o povo ficar em casa e vc em festa.

A foto acima é verdadeira, mas foi tirada em novembro de 2019, não após as medidas de isolamento social decretadas por João Doria em São Paulo por conta da pandemia de Covid-19. Esta e outras imagens da mesma ocasião constam na página no Linkedin da Colormaq, empresa de Araçatuba (SP) que recebeu a visita do governador. Na época, Doria também publicou um vídeo da visita.


FALSO

A foto que mostra o hoje governador paulista dançando em uma boate circula na internet ao menos desde setembro de 2010, quando ilustrou uma publicação do site R7. Na época, o então empresário ainda não havia se lançado na carreira política e, segundo o portal de notícias da Rede Record, estava na festa de comemoração do fim do reality show Aprendiz Universitário no Memorial da América Latina, em São Paulo.

As publicações enganosas afirmam que o registro teria sido feito no Lounge The New Club, em Araçatuba (SP), no fim de semana, mas a casa noturna está fechada ao público desde afirmou ainda que nunca foi visitado pelo governador paulista.


FALSO

Aos Fatos não conseguiu identificar o período exato em que foi gravado o vídeo de João Doria ao lado da empresária Priscila Belmonte, diretora da Colormaq. A fala do governador, no entanto, indica que o registro seria de 2019. Isso porque, na gravação, Doria afirma que “a família Belmonte vai contar para vocês o êxito dessa missão China, depois de uma semana de excelentes resultados”. A missão citada ocorreu em agosto do ano passado.

De acordo com nota do governo publicada naquela época, Belmonte estava na delegação composta por 35 empresários paulistas. A viagem foi promovida pelo governo estadual em busca de investimentos para São Paulo em Pequim, Xian e Xangai.


Em nota enviada ao Aos Fatos, a assessoria de Doria afirma que "a informação é mentirosa, leviana e menospreza os esforços do Governo de São Paulo em conscientizar a população para a importância do isolamento social". Diz ainda que o governador passou o final de semana com a sua esposa e filhos.

A alegação das publicações checadas foi, ainda, desmentida por Jarrier Belmonte, irmão de Priscila e também diretor da Colormaq. No Instagram, ele afirmou que toda a sua família está em quarentena e que a veiculação das imagens fora de contexto “é uma vergonha e desrespeito com a nossa empresa de 44 anos e nossa família”.

Referências:

1. R7
2. Governo de São Paulo


Esta checagem foi atualizada às 17h05 do dia 20 de abril de 2020 para acrescentar a nota enviada pela assessoria do governador.

De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.