🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto do governador de PE e prefeito de Recife em confraternização é de 2017

Por Marco Faustino

18 de março de 2021, 15h52

Uma foto de 2017 do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e do prefeito de Recife, João Campos (PSB), em confraternização com outros políticos do estado tem sido compartilhada como se tivesse sido registrada em meio à pandemia de Covid-19 (veja aqui). Segundo o governo pernambucano, a fotografia foi tirada em Floresta (PE), há cerca de quatro anos, e o Aos Fatos encontrou a imagem compartilhada nas redes sociais naquele ano.

Publicações que trazem a foto antiga contam com ao menos 7.625 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (18) e foram marcadas com o selo DISTORCIDO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


Paulo Câmara muito preocupado com os pernambucanos, como podemos ver na foto!

Não é recente uma foto que circula nas redes sociais do governador Paulo Câmara (PSB-PE) e do prefeito de Recife, João Campos (PSB), confraternizando com outros políticos do estado. Em e-mail enviado ao Aos Fatos, o governo de Pernambuco informou que o registro foi feito em Floresta (PE) em 2017. A imagem também pode ser encontrada em publicação no Facebook naquele mesmo ano. Na época, João Campos era o chefe de gabinete de Câmara.

Outra pessoa que aparece na imagem é Rodrigo Novaes (PSD), então deputado estadual e atual secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco. Por e-mail, a secretaria disse que a foto foi tirada durante um encontro do Seminário Todos Por Pernambuco em 2017. Já a Prefeitura de Recife não respondeu até a publicação desta checagem.

Retorno da desinformação. Em dezembro, a mesma foto circulou fora de contexto em meio a protestos contra medidas restritivas adotadas pelo governo de Pernambuco para conter a pandemia de Covid-19. Na época, o governo do estado desmentiu a desinformação em suas redes sociais. Agora, a imagem voltou a ser difundida após a decretação de uma quarentena em todas as cidades do estado.

Na quarta-feira (17), a ocupação de leitos de UTI na rede pública de Pernambuco era de 97%. As enfermarias tinham ocupação de 82%. Na rede particular, 89% das UTIs e 66% das enfermarias estavam ocupadas.

Referências:

1. Diário de Pernambuco
2. G1 (Fontes 1 e 2)


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.