Foto do governador de PE e prefeito de Recife em confraternização é de 2017

Compartilhe

Uma foto de 2017 do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e do prefeito de Recife, João Campos (PSB), em confraternização com outros políticos do estado tem sido compartilhada como se tivesse sido registrada em meio à pandemia de Covid-19 (veja aqui). Segundo o governo pernambucano, a fotografia foi tirada em Floresta (PE), há cerca de quatro anos, e o Aos Fatos encontrou a imagem compartilhada nas redes sociais naquele ano.

Publicações que trazem a foto antiga contam com ao menos 7.625 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (18) e foram marcadas com o selo DISTORCIDO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


Paulo Câmara muito preocupado com os pernambucanos, como podemos ver na foto!

Não é recente uma foto que circula nas redes sociais do governador Paulo Câmara (PSB-PE) e do prefeito de Recife, João Campos (PSB), confraternizando com outros políticos do estado. Em e-mail enviado ao Aos Fatos, o governo de Pernambuco informou que o registro foi feito em Floresta (PE) em 2017. A imagem também pode ser encontrada em publicação no Facebook naquele mesmo ano. Na época, João Campos era o chefe de gabinete de Câmara.

Outra pessoa que aparece na imagem é Rodrigo Novaes (PSD), então deputado estadual e atual secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco. Por e-mail, a secretaria disse que a foto foi tirada durante um encontro do Seminário Todos Por Pernambuco em 2017. Já a Prefeitura de Recife não respondeu até a publicação desta checagem.

Retorno da desinformação. Em dezembro, a mesma foto circulou fora de contexto em meio a protestos contra medidas restritivas adotadas pelo governo de Pernambuco para conter a pandemia de Covid-19. Na época, o governo do estado desmentiu a desinformação em suas redes sociais. Agora, a imagem voltou a ser difundida após a decretação de uma quarentena em todas as cidades do estado.

Na quarta-feira (17), a ocupação de leitos de UTI na rede pública de Pernambuco era de 97%. As enfermarias tinham ocupação de 82%. Na rede particular, 89% das UTIs e 66% das enfermarias estavam ocupadas.


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.

Referências

  1. Diário de Pernambuco
  2. G1 (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

falsoVídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

Vídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

falsoVídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

Vídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

fátima
Fátima