Foto do ato Ele Não de 2018 é atribuída em posts a protesto pelo impeachment de Bolsonaro

Por Marco Faustino

4 de outubro de 2021, 16h24

Não foi tirada no protesto pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro no sábado (2) a foto que mostra a Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro (RJ), repleta de manifestantes, como alegam posts nas redes sociais (veja aqui). A imagem é de setembro de 2018 e registra o ato Ele Não, convocado na época contra o então candidato presidencial do PSL.

A foto com a atribuição enganosa acumulava ao menos 1.000 compartilhamentos em publicações no Facebook nesta segunda-feira (4).


A população fala! Rio de Janeiro dando o recado.

Uma foto tirada em 29 de setembro de 2018 durante o ato Ele Não na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, tem sido falsamente atribuída nas redes sociais ao protesto pela saída do presidente Jair Bolsonaro, que foi realizado no mesmo local neste sábado (2).

Por meio de uma busca reversa, Aos Fatos verificou que o registro foi publicado pelo G1 (confira abaixo) e atribuído à TV Globo, sem o nome do autor. A manifestação foi convocada pelo movimento de mulheres contrárias à candidatura presidencial do PSL.


Original. A foto que circula em postagens nas redes é de um protesto realizado em 2018, no Rio de Janeiro.

No sábado (2), a Cinelândia foi palco de um protesto convocado por movimentos sociais e partidos de esquerda pelo impeachment do presidente. Os manifestantes se posicionaram contra a condução do combate à pandemia e a inflação. A PM não divulgou estimativa de público.

Referências:

1. G1
2. Brasil de Fato


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.