Postagens que circulam nas redes sociais enganam ao alegar que uma foto de tratores em uma rodovia (veja aqui) retrataria uma manifestação a favor do governo Bolsonaro (sem partido). A imagem, na verdade, foi registrada em um protesto de fazendeiros na Holanda em 2019.
Postagens que trazem a foto com o falso contexto reuniam ao menos 80 mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (18) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (saiba como funciona).
Publicações nas redes sociais têm compartilhado uma foto de um “tratoraço” em uma rodovia como se ela representasse o apoio dos brasileiros ao governo Bolsonaro. A imagem, no entanto, foi registrada na Holanda em outubro de 2019, conforme verificou o Aos Fatos em busca reversa.
A foto, que mostra dezenas de tratores enfileirados, é creditada à agência internacional EPA e aparece em notícias de veículos internacionais sobre um protesto de fazendeiros holandeses em Haia em reação a alegações de que eles seriam os culpados pelas emissões de óxido de nitrogênio na atmosfera.
Uma outra prova de que a imagem foi registrada na Holanda é o texto que aparece em um cartaz colado a um dos tratores (veja abaixo). A mensagem diz “Blauwwit rood met dit beleid kont nederland in hongers noodp” (“Com esta política, a Holanda está passando fome”, em holandês).
Movimento. As publicações com a foto fora de contexto passaram a circular nas redes no último sábado (15), mesmo dia em que uma manifestação foi organizada em Brasília pelos movimentos Brasil Verde e Amarelo, Marcha da Família Cristã pela Liberdade e grupos ligados ao agronegócio.
O ato, que contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro e de ministros, tinha o objetivo de protestar contra as medidas restritivas impostas por governadores e prefeitos e demonstrar apoio ao governo federal. Fotos do movimento podem ser vistas aqui. Na ocasião, foram registradas imagens de filas de caminhões em apoio a Bolsonaro.
O Estadão Verifica também publicou uma checagem sobre o assunto.