Foto de saudação a tanque militar é da Revolução Cubana, não de 1964 no Brasil

Compartilhe

Uma foto de um tanque de guerra sendo saudado por pessoas na rua tem sido difundida nas redes sociais como se mostrasse o apoio da população às Forças Armadas no Brasil em 1964, ano do golpe militar (veja aqui). No entanto, a fotografia é de 1ª de janeiro de 1959 e registra a passagem de Fidel Castro por ruas de Santa Clara (Cuba) após a vitória da Revolução Cubana sobre o regime do ditador Fulgêncio Batista. A imagem está disponível no site da agência Magnum Photos.

Postagens com a informação enganosa contam com ao menos 19.200 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (16) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma ‌(‌saiba‌ ‌como‌ ‌funciona‌).


1964, Povo nas ruas ao lado das forças armadas. Convido pro nosso Grupo de Direita Sejam Bem Vindos😎👉


Publicações nas redes sociais compartilham uma foto da vitória da Revolução Cubana como se fosse de 1964 no Brasil e retratasse o apoio da população às Forças Armadas e ao golpe militar. Na verdade, a imagem foi registrada pelo fotógrafo Burt Glinn em 1ª de janeiro de 1959 e mostra a passagem de Fidel Castro e outros guerrilheiros em Santa Clara, cidade cubana, após a derrota do regime do ditador Fulgêncio Batista.

A imagem difundida pelas peças de desinformação está disponível no site da Magnum Photos, agência à qual Glinn se associou em 1951, com outras fotografias e informações sobre a cobertura fotográfica que o profissional fez da Revolução Cubana.

Referências

  1. Magnum Photos (1 e 2)
  2. Deutsche Welle

Compartilhe

Leia também

falsoSuperior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

Superior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

falsoÉ falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

É falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

falsoCena de tornado no Paraná foi gerada por IA

Cena de tornado no Paraná foi gerada por IA

fátima
Fátima