🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto de Rodrigo Maia em evento com Pezão foi registrada em 2018

Por Luiz Fernando Menezes

8 de setembro de 2020, 13h29

Não é recente uma foto que mostra o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em um encontro com o ex-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão (MDB), que cumpre prisão domiciliar, e outros políticos do estado. A imagem, que vem sendo compartilhada nas redes como se fosse do último fim de semana (veja aqui), é de março de 2018, bem antes de Pezão ser preso em novembro daquele ano e dois anos antes da pandemia de Covid-19.

A peça de desinformação contava com ao menos 10 mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (8) e foi marcada com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona). Publicações semelhantes também foram compartilhadas no Twitter durante o último final de semana.


FALSO

Circula como se fosse do último fim de semana uma foto que mostra o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, em um encontro com o ex-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão e outros políticos do estado. Segundo as publicações, a imagem seria do aniversário do ex-governador, que cumpre prisão domiciliar. A foto, no entanto, é de março de 2018, quando Pezão ainda estava no cargo e ainda não havia pandemia de Covid-19. O aniversário do ex-governador também não é em setembro, mas em 29 de março.

A fotografia, na verdade, foi tirada em um evento na casa do ex-prefeito de Volta Redonda (RJ) Antônio Francisco Neto (DEM), em março de 2018. Na ocasião, Maia convidou Neto para ser vice de seu pai, Cesar Maia (DEM-RJ), em uma eventual candidatura ao governo do estado do Rio de Janeiro (Cesar Maia acabou se candidatando a senador naquele ano). A imagem foi registrada por Ana Paula Silva e publicada pelo Diário do Vale.

A foto, portanto, foi registrada antes da prisão de Luiz Fernando Pezão, ocorrida no dia 29 de novembro de 2018. O ex-governador é investigado pela Operação Lava Jato por participação em esquema de corrupção com Sérgio Cabral, também ex-governador, que está preso desde 2016. Em dezembro de 2019, o STJ (Supremo Tribunal de Justiça) determinou a substituição da prisão preventiva de Pezão por medidas cautelares com a utilização de tornozeleira eletrônica.

Referências:

1. FGV
2. Diário do Vale
3. TSE
4. Folha de S.Paulo
5. O Globo


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.