Foto de protesto por impeachment de Dilma circula como se fosse de ato pró-Bolsonaro

Compartilhe

Uma foto da Esplanada dos Ministérios repleta de pessoas de verde e amarelo tem sido compartilhada nas redes sociais como se fosse de manifestação em apoio ao presidente Jair Bolsonaro ocorrida no último domingo (14) em Brasília (veja aqui). Na verdade, a imagem foi registrada por Wilson Dias, da Agência Brasil, em um protesto em 2016 pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT).

A peça de desinformação tem ao menos 7.390 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (15). Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (veja como funciona).


Essa é uma das imagens de hoje que a imprensa não viu

Não é atual nem mostra a manifestação em apoio ao presidente Jair Bolsonaro ocorrida no domingo (14) uma foto que circula nas redes da Esplanada dos Ministérios tomada por pessoas de verde e amarelo. O registro foi feito em 13 de março de 2016 pelo fotógrafo Wilson Dias, da Agência Brasil, e mostra uma manifestação contra a corrupção e a favor do impeachment da então presidente Dilma Rousseff.

Segundo a Polícia Militar, à época, 100 mil pessoas participaram da manifestação. O percurso começou no Museu da República e foi até o Congresso Nacional, percorrendo um total de dois quilômetros.

Carreata. No último domingo (14), apoiadores de Bolsonaro fizeram uma carreata na Esplanada dos Ministérios. Além de críticas ao STF e às medidas de restrição, o protesto também foi a favor do voto impresso. Diferentemente do que sugerem as peças de desinformação nas redes, a imprensa noticiou o ato, como pode ser visto em reportagens do G1, CNN Brasil e Valor Investe.

Desde 28 de fevereiro, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), impôs uma série de medidas restritivas na capital federal, como o fechamento de atividades não essenciais e toque de recolher no período das 22h às 5h, na tentativa de reduzir o número de novos casos e óbitos pela Covid-19. Na semana passada, as medidas foram prorrogadas até o dia 22 de março.

Referências

  1. Agência Brasil (1 e 2)
  2. G1
  3. CNN Brasil
  4. Valor
  5. Metrópoles

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

Vídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

falsoPosts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Posts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça