🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto de protesto por controle de armas nos EUA em 2018 é atribuída em posts a atos pró-Trump de ontem

Por Ana Rita Cunha

7 de janeiro de 2021, 17h28

Foto de uma multidão em uma avenida não mostra um protesto na quarta-feira (6) a favor do presidente dos EUA, Donald Trump, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). O registro foi feito em março de 2018 durante a Marcha pelas Nossas Vidas (March for Our Lives), uma manifestação liderada por estudantes norte-americanos por maior rigidez na venda e na concessão do porte de armas de fogo.

A imagem já foi compartilhada fora de contexto em dezembro de 2020, também sendo erroneamente atribuída a protestos pró-Trump. Peças de desinformação com o registro acumulavam ao menos 13,5 mil compartilhamentos no Facebook na tarde desta quinta-feira (1) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


A foto de um protesto pedindo endurecimento da legislação para compra e porte de armas de fogo nos Estados Unidos tem sido compartilhada fora de contexto nas redes sociais. A imagem não é da última quarta-feira (6), e o protesto não tem nenhuma relação com o presidente dos EUA, Donald Trump, como sustentam as postagens que checamos.

O registro foi feito em Washington, em 24 de março de 2018, pelo fotógrafo Shannon Finney durante a Marcha pelas Nossas Vidas (March for Our Lives) e encontra-se disponível no banco de imagens Getty Images. Essa manifestação foi uma das ações organizadas por estudantes norte-americanos após uma tragédia em uma escola em Parkland, na Flórida. Um ex-aluno de 19 anos matou 17 pessoas com um rifle AR-15 em fevereiro de 2018.

Ontem, ocorreu uma manifestação em apoio a Trump quando ele discursou para apoiadores em um parque próximo à Casa Branca, em Washington. O presidente afirmou que não aceitaria a derrota nas urnas e incitou uma marcha em direção ao Congresso norte-americano, onde ocorria a sessão para ratificar a vitória do seu adversário Joe Biden nas eleições presidenciais de 2020. A marcha culminou na invasão do Capitólio, sede do Congresso.

O Aos Fatos já checou uma peça de desinformação semelhante em dezembro. À época, a mesma foto do ato de 2018 pedindo legislação mais rígida para armas de fogo foi compartilhada como se fosse um protesto favorável a Trump. Outras imagens da Marcha pelas Nossas Vidas também foram compartilhadas fora de contexto nesta quinta-feira.

Referências:

1. Getty Image
2. G1 1 e 2
3. Washington Post
4. CNN
5. Aos Fatos 1 e 2


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.