Foto de protesto por controle de armas nos EUA em 2018 é atribuída em posts a atos pró-Trump de ontem

Compartilhe

Foto de uma multidão em uma avenida não mostra um protesto na quarta-feira (6) a favor do presidente dos EUA, Donald Trump, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). O registro foi feito em março de 2018 durante a Marcha pelas Nossas Vidas (March for Our Lives), uma manifestação liderada por estudantes norte-americanos por maior rigidez na venda e na concessão do porte de armas de fogo.

A imagem já foi compartilhada fora de contexto em dezembro de 2020, também sendo erroneamente atribuída a protestos pró-Trump. Peças de desinformação com o registro acumulavam ao menos 13,5 mil compartilhamentos no Facebook na tarde desta quinta-feira (1) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


A foto de um protesto pedindo endurecimento da legislação para compra e porte de armas de fogo nos Estados Unidos tem sido compartilhada fora de contexto nas redes sociais. A imagem não é da última quarta-feira (6), e o protesto não tem nenhuma relação com o presidente dos EUA, Donald Trump, como sustentam as postagens que checamos.

O registro foi feito em Washington, em 24 de março de 2018, pelo fotógrafo Shannon Finney durante a Marcha pelas Nossas Vidas (March for Our Lives) e encontra-se disponível no banco de imagens Getty Images. Essa manifestação foi uma das ações organizadas por estudantes norte-americanos após uma tragédia em uma escola em Parkland, na Flórida. Um ex-aluno de 19 anos matou 17 pessoas com um rifle AR-15 em fevereiro de 2018.

Ontem, ocorreu uma manifestação em apoio a Trump quando ele discursou para apoiadores em um parque próximo à Casa Branca, em Washington. O presidente afirmou que não aceitaria a derrota nas urnas e incitou uma marcha em direção ao Congresso norte-americano, onde ocorria a sessão para ratificar a vitória do seu adversário Joe Biden nas eleições presidenciais de 2020. A marcha culminou na invasão do Capitólio, sede do Congresso.

O Aos Fatos já checou uma peça de desinformação semelhante em dezembro. À época, a mesma foto do ato de 2018 pedindo legislação mais rígida para armas de fogo foi compartilhada como se fosse um protesto favorável a Trump. Outras imagens da Marcha pelas Nossas Vidas também foram compartilhadas fora de contexto nesta quinta-feira.

Compartilhe

Leia também

não é bem assimTrump decidiu taxar aço e alumínio antes de Lula exigir que americano ‘falasse manso’

Trump decidiu taxar aço e alumínio antes de Lula exigir que americano ‘falasse manso’

falsoVídeo não mostra Ivete Sangalo cheirando cocaína em trio elétrico

Vídeo não mostra Ivete Sangalo cheirando cocaína em trio elétrico

falsoMusk não descobriu transações milionárias ilegais de Alexandre de Moraes nos EUA

Musk não descobriu transações milionárias ilegais de Alexandre de Moraes nos EUA