Foto de papa Francisco fumando maconha com Evo Morales é montagem

Por Luiz Fernando Menezes

29 de setembro de 2020, 17h00


É uma montagem a foto em que o papa Francisco aparece fumando maconha observado pelo ex-presidente da Bolívia Evo Morales. A montagem (veja aqui) que vem sendo compartilhada nas redes brasileiras usa uma imagem registrada em 2013 no Vaticano em que o sumo pontífice aparecia sozinho, mandando um beijo.

A foto editada tem viralizado nesta semana, mas antes já havia sido compartilhada como peça de humor nas redes estrangeiras. No Brasil, publicações já acumulavam mais de 2.000 compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (29). Todas elas foram sinalizadas na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Vem sendo compartilhada nas redes sociais uma imagem em que o papa Francisco aparece fumando ao lado do ex-presidente boliviano Evo Morales. Trata-se, no entanto, de uma montagem feita com outra foto do pontífice na qual ele manda um beijo. Registrada em dezembro de 2013, a imagem real (à direita) é de autoria do fotógrafo Vicenzo Pinto, da AFP.

Já o rosto de Morales inserido na imagem foi tirado de uma foto em que o ex-presidente mostra uma folha de coca. Registrada por Juan Karita, da AP, ela mostra o boliviano apoiando uma manifestação de cultivadores da planta em janeiro de 2013.

A montagem que vem circulando no Brasil apareceu antes em redes sociais estrangeiras em páginas de humor e paródias. O Aos Fatos encontrou publicações semelhantes em italiano e espanhol desde setembro de 2017.

O Fato ou Fake e o Boatos.org também desmentiram a postagem.

Referências:

1. Getty Images
2. Yahoo News

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.