🕐 Esta reportagem foi publicada há mais de seis meses

Foto de multidão em Paris é de comemoração da Copa de 2018, não de ato contra a esquerda

Por Priscila Pacheco

28 de dezembro de 2020, 13h30

Uma foto da comemoração da vitória da França na Copa do Mundo de 2018 tem sido compartilhada nas redes sociais como se fosse recente e de uma manifestação contra a “esquerda e o socialismo” (veja aqui). A fotografia original, que está nos bancos de imagens da agência de notícias AFP e Getty Images, é de autoria de Ludovic Marin e foi registrada na avenida Champs-Elysées, em Paris, no dia 15 de julho de 2018, data em que a França venceu a Croácia.

As postagens com o conteúdo enganoso contam com ao menos 4.502 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (28) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação do Facebook (entenda como funciona). No Twitter, uma postagem em inglês relacionando a foto a um protesto contava com 463 compartilhamentos.


Não é hora de desanimar, não é hora de desistir. Iremos vencer essa guerra contra a Esquerda e o socialismo. Isso está acontecendo em Paris, acorda Brasil.

Publicações nas redes sociais têm compartilhado uma foto de uma multidão na França como se fosse de um protesto recente contra a “esquerda e o socialismo". Entretanto, a fotografia é um registro de 15 de julho de 2018 da comemoração na avenida Champs-Elysées, em Paris, da vitória da França contra a Croácia na final da Copa do Mundo, que foi realizada na Rússia.

A autoria é do fotógrafo Ludovic Marin, da agência de notícias AFP, mas a fotografia também está disponível para venda no banco de imagens da Getty Images.

Protestos na França. De fato, houve manifestações na França recentemente, mas não relacionadas à esquerda ou ao socialismo. No dia 28 de novembro, a população foi às ruas de 70 cidades contra uma proposta de lei de segurança que inclui um artigo para proibir a divulgação de imagens em que policiais possam ser identificados. Houve novos protestos nos dias 5 e 12 de dezembro.

A peça de desinformação também foi checada pela Agência Lupa e pela AFP.

Referências:

1. AFP (Fontes 1 e 2)
2. Getty Images
3. Deutsche Welle
4. The Guardian
5. Le Monde
6. Globo Esporte

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.