🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto de manifestante em cima de viatura policial virada é de 2013, não atual

Por Luiz Fernando Menezes

2 de junho de 2020, 16h29

A foto em que um homem mascarado ergue uma bandeira preta sobre uma viatura policial virada foi tirada em outubro de 2013 durante um protesto em São Paulo, não em manifestações recentes contra o governo Bolsonaro, como sugerem publicações nas redes sociais (veja aqui). O Aos Fatos não conseguiu determinar a autoria da imagem, mas constatou que a mesma cena aparece em registros publicados na imprensa na ocasião.

No Facebook, a peça de desinformação foi publicada por perfis pessoais e somava ao menos 12 mil compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (2). Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (saiba como funciona).


FALSO

Não é atual nem foi registrada em manifestações recentes contra o governo Bolsonaro a foto em que um homem mascarado ergue uma bandeira preta sobre uma viatura policial virada. Aos Fatos não localizou a origem da imagem, mas constatou que ela aparece na internet desde outubro de 2013 e retrata um protesto de black blocs no centro da capital paulista.

Abaixo, por exemplo, está um registro feito por Daniel Teixeira, do Estadão Conteúdo, naquele ano. Assim como a foto compartilhada nas peças de desinformação, ele mostra um veículo com a placa DJP-4778 e um homem de luvas brancas segurando uma bandeira com haste verde. É possível constatar ainda que a disposição dos prédios ao redor nas duas imagens é semelhante.

Em 7 de outubro de 2013, após uma passeata pacífica a favor da educação entre a avenida Paulista e a Praça da República, manifestantes identificados como black blocs entraram em confronto com a polícia e destruíram agências bancárias e lanchonetes. A viatura que foi virada estava estacionada em frente a uma delegacia na Avenida Rio Branco.

Desde que, no domingo (31), manifestantes que protestavam contra o governo Bolsonaro foram reprimidos pela polícia e reagiram erguendo barricadas na avenida Paulista fotos antigas de protestos circulam nas redes sociais como atuais. Nesta segunda-feira (1), Aos Fatos checou que foram usadas fora de contexto imagens antigas de pessoas ateando fogo a objetos, como bandeiras do Brasil e pneus.

Referências:

1. G1
2. UOL
3. Aos Fatos


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.