🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto de manifestação contra Bolsonaro na avenida Paulista não é antiga

Por Luiz Fernando Menezes

31 de maio de 2021, 17h54

Publicações nas redes sociais (veja aqui) enganam ao alegar que seria antiga uma foto que mostra parte da manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na avenida Paulista, em São Paulo, neste sábado (29). A imagem foi veiculada pelo coletivo Mídia Ninja no dia do ato e a presença de um boneco inflável do presidente atesta que o registro é atual.

As peças de desinformação reuniam ao menos 1.500 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (31) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação ‌da rede social (‌saiba‌ ‌como‌ ‌funciona‌).


Muita gente famosa usando vídeos e fotos de outras manifestações dizendo que foi a de ontem. Aqui é um mundo de faz de conta mas no Twitter a mentira não dura 5 minutos. O Masp foi pintado recentemente, eis as fotos. A primeira dizem que foi ontem, então pintaram o Masp nessa madrugada?

Diferentemente do que alegam as postagens checadas, a foto de manifestantes reunidos no Masp (Museu de Arte de São Paulo) foi sim tirada durante o ato contra o presidente Jair Bolsonaro na avenida Paulista neste sábado (29).

A imagem foi publicada pelo coletivo Mídia Ninja no Facebook e no Instagram no mesmo dia da manifestação e é semelhante a outros registros disponíveis na página do grupo. Aos Fatos, porém, não conseguiu identificar a autoria da foto.

Além disso, é possível ver na imagem um boneco inflável do movimento “Acredito” que estava nas manifestações de sábado. Foi a primeira vez que o boneco, que representa o presidente Bolsonaro, apareceu em um protesto em São Paulo, segundo o coletivo.

Evidências. Boneco inflável de Bolsonaro comprova que foto é do dia 29 de maio

A peça desinforma ainda ao comparar a foto do protesto de sábado com uma outra supostamente recente e que mostraria uma pintura mais nova das colunas do Masp (Museu de Arte de São Paulo). A imagem da direita, no entanto, foi extraída de artigo publicado em 2014 no blog Para Viagem. Segundo a assessoria do museu, o último reforço de tinta foi em 2016.

Versão. A foto do ato de sábado circula ainda em postagens com uma montagem que faz parecer que ela teria ilustrado uma reportagem do site Esquerda Diário de março de 2016. O texto “Atos em defesa do governo mostram força e poupam ajustes do PT”, citado pelas publicações, de fato foi publicado pelo site, mas a imagem da avenida Paulista era outra.

Referências:

1. Facebook (Mídia Ninja 1 e 2)
2. Instagram (@midianinja)
3. Twitter (@spforabolsonaro)
4. Para Viagem
5. R7
6. Esquerda Diário


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.