🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto de Maju Coutinho na praia não é recente, mas de maio de 2019

Por Marco Faustino

4 de janeiro de 2021, 17h32

Não é atual, mas de maio de 2019, uma foto em que a jornalista Maju Coutinho, da TV Globo, aparece em uma praia sem máscara facial. O registro do fotógrafo JC Pereira, da AgNews, tem sido usado fora de contexto em postagens que acusam a âncora do Jornal Hoje de descumprir recomendações das autoridades sanitárias (veja aqui).

Publicações contendo a foto antiga contam com ao menos 22 mil compartilhamentos no Facebook e foram marcadas com o selo DISTORCIDO na ferramenta de verificação da plataforma (veja como funciona).


A HIPÓCRITA MAJU DO FIQUE EM CASA NA PRAIA E SEM MÁSCARA. FIQUE EM CASA IDIOTA.

Uma foto da jornalista Maju Coutinho sem máscara em uma praia não é recente, como alegam postagens nas redes sociais, mas de maio de 2019 — antes da pandemia de Covid-19. O registro do fotógrafo JC Pereira, da AgNews, mostra a âncora do Jornal Hoje durante um passeio na orla do Rio com seu marido, segundo noticiou o Fato ou Fake.

Em março de 2020, essa e outras fotos tiradas na mesma ocasião também circularam nas redes sociais com as mesmas alegações falsas de que a jornalista estaria descumprindo as regras de distanciamento social.

Como agora, naquela época a apresentadora também não estava no Rio de Janeiro, mas em São Paulo. Ela passou o Reveillón na casa dos pais no litoral paulista e já voltou à capital.

Esta peça de desinformação também foi checada pelo Fato ou Fake e pelo Estadão Verifica.

Referências:

1. Revista Quem
2. Fato ou Fake (Fontes 1 e 2)


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.