Trata-se de uma montagem a foto em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece de joelhos diante do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez (1954-2013) e o mandatário boliviano Evo Morales. A foto original foi feita durante uma cúpula do Mercosul no Uruguai em 2007. Nela, Lula e Chávez estão abraçados, mas o petista não está ajoelhado.
A imagem modificada tem circulado no Facebook para tentar rebater críticas direcionadas ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) depois que ele prestou continência a John Bolton, assessor de Donald Trump que o visitou em casa na semana passada.
Denunciadas por usuários do Facebook, cinco publicações com a foto adulterada reuniam, juntas, mais de 66 mil compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (4). Aos Fatos marcou os posts com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).
Confira abaixo, em detalhes, o que verificamos.
Petistas disseram que Jair Messias Bolsonaro PRESTAR continência ao Sr. John Bolton, da Agência Nacional de Segurança dos EEUU era subserviência aos americanos. Ajoelhar e fazer um "boquete" para Hugo Chávez seria o que então???
A montagem que circula nas redes é uma versão adulterada de uma foto feita durante a cúpula de chefes de Estado do Mercosul, realizada em Montevidéu, no Uruguai, em dezembro de 2007. A fotografia original consta de uma galeria de imagens publicada à época pelo site Portal Montevideo. Nela, Lula não está ajoelhado, mas abraçado a Chávez.
Compare a montagem, à esquerda, com a foto verdadeira, à direita:
Além da posição e da expressão de Lula em ambas fotos serem as mesmas, é possível notar na montagem uma mancha no paletó do ex-presidente venezuelano Chávez, num claro sinal de que a imagem foi adulterada.
Este mesmo conteúdo também foi checado recentemente pelo site Boatos.org.
Atualização 25 de março de 2019: este boato voltou a circular nas redes sociais após a visita do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, no dia 17 de março de 2019. Algumas publicações novas chegam a acumular mais de 31 mil compartilhamentos.