🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto de homem urinando em sem-teto é pôster satírico

Por Luiz Fernando Menezes

6 de novembro de 2019, 16h08

Um pôster satírico de um artista americano vem sendo compartilhado nas redes como se fosse uma fotografia documental de um bilionário urinando em um sem-teto. A imagem, na verdade, foi produzida pelo cartunista Dave Gessner na década de 1980 e reutilizada na capa de um disco da banda Pissing Ohio, em 2014.

A imagem descontextualizada (veja aqui) acumulava ao menos 2.000 compartilhamentos até a tarde desta quarta-feira (6). Todas as postagens enganosas foram marcadas com o selo FALSO pelo Aos Fatos na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

No primeiro de janeiro de 1979 o bilionário de Nova York, Brandon Torrent deixou-se fotografar enquanto urinava em um sem-teto dormindo na rua. Esta imagem explica, melhor do que muitas palavras, a divisão do mundo em classes sociais que devemos eliminar.

A imagem acima, que vem sendo utilizada como uma maneira de ilustrar as diferenças sociais brasileiras e pedir “consciência de classe”, é, na verdade, um trabalho artístico de 1983 do cartunista americano Dave Gessner. Ele usou uma limusine alugada e dois atores contratados para compor a foto, como explica neste post (em inglês). Ela é baseada em uma charge do próprio Gessner que criticava o então presidente dos EUA Ronald Reagan (1981-1989):

A fotografia também ilustrou a capa de um disco da banda Pissing Ohio lançado em 2014.

Aos Fatos procurou, ainda, informações sobre algum bilionário chamado Brandon Torrent, mas não encontrou nada em sites noticiosos brasileiros e estrangeiros. As referências ao nome levam a checagens feitas por agências e sites da Itália, onde publicações semelhantes apareceram. A desinformação foi checada por agências como a Il Primato Nazionale, a Bufale e a OptiMagazine.

Referências:

1. Bill and Dave's Cocktail Hour
2. BandCamp


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.