🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto de Flávio Dino sem máscara em velório lotado é de 2018

Por Priscila Pacheco

28 de agosto de 2020, 13h20

Uma foto do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), em um velório não é atual nem referente ao enterro do pai do político, conforme afirmam postagens que apontam a aglomeração e a falta do uso de máscara (veja aqui).

Além de Dino já ter afirmado que a imagem é de 2018, Aos Fatos encontrou a cena em um vídeo de janeiro daquele ano. Na ocasião, o comunista discursava no velório do deputado Humberto Coutinho (PDT), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. O pai de Dino, o político e jornalista Sálvio Dino, morreu nesta segunda-feira (24) vítima de Covid-19.

A peça de desinformação contava com ao menos 1.604 compartilhamentos nesta sexta-feira (28) e foi marcada com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Interessante, o governador do maranhão, Flávio Dino, pode fazer velório e enterro do pai que faleceu de Covid-19 sem ter ninguém usando máscara nem mantendo o distanciamento seguro.

É de janeiro de 2018 a imagem que tem circulado nas redes sociais para acusar o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), de estar sem máscara e aglomerado durante o velório do pai dele, que morreu de Covid-19 no início desta semana.

Na verdade, a imagem capta o momento em que Dino discursava no velório do deputado Humberto Coutinho (PDT), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, que havia morrido no dia 1ª de janeiro de 2018 por causa de um câncer. As imagens podem ser vistas em vídeos publicados à época. Além disso, Dino desmentiu o caso em suas contas oficiais no Twitter e no Facebook.

O pai do governador maranhense, o político e jornalista Sálvio Dino, morreu aos 88 anos de idade nesta segunda-feira (24) vítima de Covid-19. O sepultamento foi realizado na tarde do mesmo dia em uma cerimônia restrita aos familiares.

A peça de desinformação também foi checada pela Agência Lupa.

Referências:

1. Assembleia Legislativa do Maranhão
2. YouTube
3. Redes Sociais Flávio Dino (Fontes 1 e 2)
4. Poder 360
5. G1
6. Agência Lupa


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.