🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto de festival na Suíça em 2018 é atribuída nas redes a protesto contra isolamento na Alemanha

Por Luiz Fernando Menezes

3 de agosto de 2020, 13h13

Não foi tirada no protesto de sábado (1º) contra medidas de isolamento social em Berlim, na Alemanha, uma imagem aérea que mostra uma ponte e vias públicas repletas de pessoas, como sustentam postagens nas redes sociais (veja aqui). O registro é de 2018 e retrata um festival de música eletrônica em Zurique, na Suíça.

A atribuição enganosa da foto consta em postagens no Facebook que reuniam ao menos 2.500 compartilhamentos nesta segunda-feira (3). Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Olha o que o povo da Alemanha está fazendo (...)

Uma foto da edição de 2018 da Street Parade, festival de música eletrônica em Zurique, na Suíça, circula nas redes sociais como se fosse do protesto deste sábado (1º) em Berlim, na Alemanha, contra medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus. Além de antiga e registrada em outro país, a imagem mostra um número de pessoas muito superior ao informado pela polícia alemã sobre a manifestação do fim de semana.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que a foto é um registro da Street Parade 2018, que reuniu cerca de um milhão de pessoas no dia 12 de agosto daquele ano.

O protesto em Berlim teria reunido cerca de 17 mil pessoas, segundo uma estimativa da polícia local. A marcha pedia pelo fim das restrições de circulação, uma vez que, alegaram os organizadores, a pandemia já teria sido superada na Alemanha.

Referências:

1. Street Parade
2. Swiss Info
3. O Globo


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.