🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto de Fátima Bezerra em 'ritual vodu' contra Bolsonaro é montagem

Por Luiz Fernando Menezes

31 de março de 2020, 16h33

É uma montagem a fotografia que mostra a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), "participando de um ritual voodoo" com um boneco do presidente Jair Bolsonaro sobre uma mesa. A imagem é uma adulteração do registro de uma reunião de Bezerra com o vice-governador do estado, Antenor Roberto (PC do B) e o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), no dia 27 de março. Na foto original, os únicos objetos sobre a mesa são celulares, óculos e um frasco de álcool em gel.

A peça de desinformação tem sido compartilhada em redes sociais em um momento no qual o presidente Jair Bolsonaro tem criticado os governadores por adotarem medidas de distanciamento social recomendadas por autoridades sanitárias para mitigar a pandemia do novo coronavírus. No Rio Grande do Norte, por exemplo, o governo estadual suspendeu as aulas e pediu para que as pessoas evitem sair de casa.

Publicada por páginas e perfis pessoais no Facebook, a imagem enganosa já acumula mais de 40 mil compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (31). Todas elas foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação desta última plataforma (saiba como funciona).


FALSO

Fátima Bezerra (PT) governadora do Rio Grande do Norte, participando de ritual Voodoo com o boneco do presidente Bolsonaro.

Publicações nas redes sociais afirmam que a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), estaria "participando de ritual Voodoo" contra o presidente Jair Bolsonaro e compartilham uma imagem manipulada que mostra a petista próxima a uma mesa com velas pretas, uma garrafa de cachaça e um boneco do presidente. Nenhum destes objetos, no entanto, estavam sobre a mesa quando a imagem original foi registrada, durante uma reunião da governadora com o vice-governador, Antenor Roberto (PC do B) e o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB) para tratar de medidas de prevenção contra o novo coronavírus.

Na foto original (imagem inferior da comparação abaixo), publicada pela governadora em sua conta oficial no Twitter no dia 27 de março, é possível ver que os objetos sobre a mesa são celulares, óculos e uma garrafa de álcool em gel.

O boneco do presidente utilizado na montagem foi retirado de um anúncio do Mercado Livre de dezembro de 2019 que dizia: "Promoção Relâmpago: boneco vodu do Bolsonaro. Tenha o seu! Feito em tecido africano. Toda a vez que o presidente fizer ou falar as bobagens, que lhe é peculiar, você pode intervir". A oferta, que repercutiu nas redes como forma de piada, não está mais ativa.

A peça de desinformação sobre Fátima Bezerra tem circulado nas redes sociais em meio às críticas de Bolsonaro sobre a atuação dos governadores diante da pandemia do novo coronavírus. Com medidas mais rigorosas que as adotadas pelo governo federal, diversos estados restringiram a abertura de comércio e recomendaram o isolamento social. Segundo o presidente, "o que [governadores] estão fazendo no Brasil, alguns poucos governadores e alguns poucos prefeitos, é um crime".

Referências:
1. Tribuna do Norte
2. Revista Marie Claire


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.