Foto de faixa com 'Fora Bolsonaro' e 'Liberdade para Lula' é de março, não de ato pela Educação

Compartilhe

A foto de uma faixa com os dizeres "Fora Bolsonaro" e "Liberdade para Lula" foi estendida por militantes do PCO (Partido da Causa Operária) em ato no dia 31 de março deste ano, não em uma das manifestações desta quarta-feira (15) contra o corte de despesas na Educação, como querem fazer crer publicações que circulam nas redes sociais.

A peça de desinformação foi publicada por perfis pessoais no Facebook e já acumulava mais de 4.000 compartilhamentos até o começo da tarde desta quinta-feira (16). Todas as publicações foram marcadas por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação (entenda como funciona).


FALSO

A Greve da Educação tem dois objetivos: Gritar: ‘FORA BOLSONARO E LULA LIVRE’.

Uma imagem de um ato realizado pelo PCO (Partido da Causa Operária), por Comitês da Luta contra o golpe e outras organizações da esquerda no dia 31 de março em São Paulo está sendo compartilhada nas redes sociais como se fosse dos protestos ocorridos na última quarta-feira (15) contra os cortes na Educação.

O ato, realizado na Avenida Paulista, em São Paulo, reuniu cerca de mil pessoas em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo). O objetivo era demonstrar repúdio à celebração do golpe militar de 1964 autorizada pelo governo Bolsonaro.

Essa é a segunda imagem de outra manifestação checada por Aos Fatos que circula pelas redes como se representasse a greve realizada na última quarta-feira (15). Uma foto de uma manifestação pró-Dilma em 2016 ocorrida em Natal também foi utilizada para sugerir que a greve foi um movimento político da esquerda.

Compartilhe

Leia também

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores