🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto de Doria em almoço com integrantes do governo de SP foi registrada em 2019

Por Luiz Fernando Menezes

11 de março de 2021, 12h58

Foi registrada meses antes do início da pandemia no Brasil a foto que mostra o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), almoçando com integrantes de seu governo. A imagem de 2019 (veja aqui) vem sendo compartilhada sem o seu devido contexto para criticar as restrições impostas pelo tucano devido ao aumento de casos e óbitos de Covid-19 no estado.

Posts com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 150 mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (11) e foram marcados com o selo DISTORCIDO na plataforma de verificação da rede social (saiba como funciona).


Publicações nas redes sociais têm compartilhado uma foto em que João Doria aparece almoçando com integrantes do governo de São Paulo para criticar as medidas adotadas pelo tucano sobre isolamento social. A imagem, no entanto, foi registrada em junho de 2019, meses antes de a pandemia ser decretada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em 11 de março de 2020.

A foto descontextualizada passou a viralizar nas redes logo após o início da fase vermelha em todas as cidades do estado, no último sábado (6). Devido ao aumento do número de casos, o governo determinou que apenas serviços essenciais podem funcionar normalmente. Os não essenciais ficarão fechados ao público e haverá um toque de restrição de circulação das 20h às 5h.

Até a última atualização do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, na noite da última quarta-feira (10), o estado registrava 62.570 óbitos e 2.149.561 casos. Foram 469 mortes e 15.541 novos casos registrados só nas últimas 24h.

Referências:

1. Twitter (@jdoriajr)
2. Governo de São Paulo
3. Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.