🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto de Donald Trump segurando bandeira do Brasil é montagem

Por Luiz Fernando Menezes

30 de setembro de 2020, 15h23

É falsa a fotografia que tem circulado nas redes sociais que mostra o presidente americano Donald Trump segurando uma bandeira do Brasil (veja aqui). Trata-se, na verdade, de uma montagem feita com uma imagem de 2016, quando o então candidato à presidência dos EUA abriu uma bandeira LGBTQ no início de um comício.

A foto editada acumula ao menos 1.200 compartilhamentos até a tarde desta quarta-feira (30). Todos eles foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

A imagem que vem circulando nas redes que mostra o presidente americano Donald Trump segurando uma bandeira do Brasil é uma montagem. Na foto original (abaixo, à direita), registrada durante a campanha presidencial de 2016 por Evan Vucci, da AP, Trump está com uma bandeira LGBTQ.

A foto foi tirada no dia 30 de outubro daquele ano, quando Trump chegava a um comício republicano no estado do Colorado e abriu a bandeira recebida por um agente de segurança momentos antes.

Peças de desinformação que destacam a afinidade de Trump com o Brasil ou com o governo Bolsonaro são recorrentes nas redes. Em abril, por exemplo, foi compartilhada a declaração falsa de que o presidente americano teria ameaçado enviar tropas ao Brasil caso houvesse uma tentativa de golpe para tirar o presidente brasileiro do cargo. Em 2019, uma montagem que mostrava Trump e Bolsonaro sendo homenageados na Times Square também viralizou no Brasil.

Referências:

1. Variety
2. Quartz
3. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.