Foto de Donald Trump segurando bandeira do Brasil é montagem

Compartilhe

É falsa a fotografia que tem circulado nas redes sociais que mostra o presidente americano Donald Trump segurando uma bandeira do Brasil (veja aqui). Trata-se, na verdade, de uma montagem feita com uma imagem de 2016, quando o então candidato à presidência dos EUA abriu uma bandeira LGBTQ no início de um comício.

A foto editada acumula ao menos 1.200 compartilhamentos até a tarde desta quarta-feira (30). Todos eles foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

A imagem que vem circulando nas redes que mostra o presidente americano Donald Trump segurando uma bandeira do Brasil é uma montagem. Na foto original (abaixo, à direita), registrada durante a campanha presidencial de 2016 por Evan Vucci, da AP, Trump está com uma bandeira LGBTQ.

A foto foi tirada no dia 30 de outubro daquele ano, quando Trump chegava a um comício republicano no estado do Colorado e abriu a bandeira recebida por um agente de segurança momentos antes.

Peças de desinformação que destacam a afinidade de Trump com o Brasil ou com o governo Bolsonaro são recorrentes nas redes. Em abril, por exemplo, foi compartilhada a declaração falsa de que o presidente americano teria ameaçado enviar tropas ao Brasil caso houvesse uma tentativa de golpe para tirar o presidente brasileiro do cargo. Em 2019, uma montagem que mostrava Trump e Bolsonaro sendo homenageados na Times Square também viralizou no Brasil.

Referências

  1. Variety
  2. Quartz
  3. Aos Fatos (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

falsoGoverno Lula não vai usar multa de 40% do FGTS para compensar gastos públicos

Governo Lula não vai usar multa de 40% do FGTS para compensar gastos públicos

falsoÉ montagem foto que mostra Lula abraçado a influenciador acusado de abuso sexual infantil

É montagem foto que mostra Lula abraçado a influenciador acusado de abuso sexual infantil

falsoCorrente engana ao afirmar que multinacionais anunciaram demissões em massa no Brasil

Corrente engana ao afirmar que multinacionais anunciaram demissões em massa no Brasil

fátima
Fátima