🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto de César Tralli na praia não é recente, mas de fevereiro de 2014

Por Marco Faustino

3 de fevereiro de 2021, 13h30

Não é atual, mas de fevereiro de 2014, uma foto em que o jornalista César Tralli, da TV Globo, aparece patinando em uma praia sem máscara facial. O registro tem sido usado fora de contexto em postagens que acusam o apresentador de descumprir recomendações das autoridades sanitárias (veja aqui).

Publicações que trazem a foto antiga contam com ao menos 6.400 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (3) e foram marcadas com o selo DISTORCIDO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


César Tralli, jornalista da globolixo vive vociferando para o povo usar máscara, olha o naipe dele

Uma foto do jornalista César Tralli andando de patins e sem máscara em uma praia não é recente, como alegam postagens nas redes sociais, mas sim de fevereiro de 2014, antes da pandemia de Covid-19. O registro do fotógrafo André Freitas, da AgNews, mostra o apresentador de telejornais da TV Globo durante um passeio na orla do Leblon, no Rio de Janeiro.

Outro caso. No início de janeiro deste ano, o Aos Fatos checou um caso semelhante envolvendo a jornalista Maju Coutinho. Uma foto da jornalista passeando pela orla do Rio, em maio de 2019, circulou nas redes sociais como se fosse recente. Maju, assim como Tralli, foi vítima de alegações falsas de que estaria descumprindo as regras de distanciamento social.

Esta peça de desinformação também foi checada por Boatos.org, Estadão Verifica e Lupa.

Referências:

1. Terra
2. Aos Fatos
3. Boatos.org
4. Estadão Verifica
5. Lupa


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.