🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto de carreata pró-Bolsonaro em 2018 circula em posts como se fosse atual

Por Luiz Fernando Menezes

26 de janeiro de 2021, 16h15

Não é recente nem foi registrada em Ubá (MG) a imagem de uma carreata a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que vem sendo compartilhada nas redes sociais (veja aqui). A foto é de setembro de 2018 e foi tirada em Campo Grande (MS) durante um ato de apoio ao então candidato à Presidência da República.

A foto vem sendo compartilhada com o falso contexto principalmente no Facebook, onde acumula mais de 4.500 compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (26). Todas as postagens foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


Atenção Petralhas, se não for assim, não aceitamos talkey???? Carreata em Ubá hoje [25 de janeiro]

Ao se contrapor às carreatas e manifestações pelo impeachment ocorridas em cidades brasileiras no fim de semana, postagens nas redes sociais exibem foto de um ato de três anos atrás como se fosse uma carreata pró-Bolsonaro neste mês de janeiro de 2021.

Ainda que a imagem seja de uma ação favorável ao presidente, ela foi registrada a campanha eleitoral de 2018 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, não em Ubá, em Minas Gerais, como a postagem alega falsamente.

A foto não possui indicação de autoria, mas está disponível na internet desde setembro de 2018, quando foi publicada pelo jornal Midia Max para ilustrar reportagem sobre a adesão a um evento pró-Bolsonaro em Campo Grande. Segundo a imprensa local, apoiadores do saíram às ruas no dia 30 de setembro de 2018, gerando um congestionamento de mais de 14 km.

Referências:

1. Estadão
2. Mídia Max (Fontes 1 e 2)


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.