🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto de carreata com políticos do PT e do PSB de Pernambuco é de 2018, não atual

Por Luiz Fernando Menezes

21 de outubro de 2020, 14h44

É de setembro de 2018, não atual, a foto que mostra políticos do PT e do PSB de Pernambuco em uma carreata em Santa Cruz de Capibaribe. A imagem passou a circular nesta semana em postagens que alegam que a esquerda de defende o isolamento social ao mesmo tempo em que causa aglomerações durante as campanhas eleitorais (veja aqui).

Publicações enganosas com a foto acumulam ao menos 10.500 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (21) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


FALSO

Uma foto de uma carreata de políticos do PT e do PSB vem sendo compartilhada nas redes para ilustrar uma suposta contradição entre o discurso favorável às medidas de isolamento social e a aglomeração durante a campanha eleitoral. A imagem, no entanto, é das eleições de 2018.

Em busca reversa pela imagem, é possível encontrá-la em publicações na internet desde o final de setembro de 2018. Na ocasião, políticos como Paulo Câmara (PSB), Humberto Costa (PT), Diogo Moraes (PSB) e João Campos (PSB) participaram de uma carreata na cidade de Santa Cruz do Capibaribe (PE).

Já João Campos, eleito deputado federal em 2018, está na corrida eleitoral pela Prefeitura de Recife. Há relatos na imprensa local de que o candidato está fazendo campanha de rua, visitando comunidades e conversando com moradores de diversas regiões. Nas fotos, no entanto, Campos aparece usando máscaras de proteção.

A Agência Lupa e o Estadão Verifica também checaram esta peça de desinformação.

Referências:

1. Blog do Ney Lima
2. Diário de Pernambuco
3. TSE
4. FolhaPE


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.