Foi gerada por IA (inteligência artificial) a imagem que supostamente mostra um caça F-35 da Força Aérea Americana abatido em território iraniano. A foto apresenta erros de proporção, em especial na comparação entre o tamanho da aeronave e o de outros veículos. Além disso, não há registros de ataques iranianos semelhantes.
A peça de desinformação, que circula em diferentes línguas, acumulava ao menos mil compartilhamentos no X (ex-Twitter) e centenas de curtidas no Instagram em português.
Iranianos alegam ter abatido um F-35

Publicações nas redes têm compartilhado uma imagem de uma aeronave destruída como se fosse um registro de um caça americano abatido por mísseis iranianos. Além de a imprensa e as autoridades dos dois países não terem noticiado nenhum ataque similar, há indícios de que a foto foi gerada por IA:
- A característica que mais destoa da realidade é o tamanho da aeronave, já que os caças F-35 não são tão grandes como o veículo que aparece na foto. Segundo a própria força aérea americana, as aeronaves têm 15,7 metros de comprimento e 10,7 metros de asas.

- Algumas proporções da aeronave também estão distorcidas e descentralizadas;
- Parte da asa esquerda, que também deveria estar danificada, está intacta;
- E o tamanho dos veículos mostrados no canto inferior esquerdo é desproporcional ao dos seres humanos que aparecem na imagem.

Os EUA bombardearam instalações nucleares iranianas no último sábado (21). O ataque, anunciado pelo presidente americano Donald Trump e confirmado pelo Irã, atingiu três localidades estratégicas no país. Segundo o republicano, que classificou a ação como um “sucesso militar espetacular”, o objetivo é promover a paz entre Irã e Israel.
A imagem falsa tem viralizado nas redes junto de outras publicações que alegam que o Irã teria revidado o ataque. Apesar de as autoridades iranianas terem prometido responder à ofensiva, não há registro de que algo semelhante tenha ocorrido.
Esta peça de desinformação também foi desmentida pelo site americano Snopes.
O caminho da apuração
Aos Fatos realizou uma busca reversa pela imagem e, como não encontrou nenhum registro oficial do suposto ataque, realizou uma análise da foto para buscar inconsistências. Também procuramos informações sobre os caças F-35 da Força Aérea dos EUA e buscamos notícias na imprensa internacional sobre o suposto ataque.