🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto de ato pró-Bolsonaro em 2018 circula como se fosse de manifestação recente

Por Priscila Pacheco

23 de junho de 2020, 16h45

Uma foto de um ato na avenida Paulista em apoio à candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência em setembro de 2018 tem circulado nas redes sociais como se fosse de uma manifestação pró-governo que ocorreu no domingo (21), na praça dos Três Poderes, em Brasília (veja aqui). Ao fundo na imagem, que pode ser encontrada em reportagens da época, é possível identificar o Masp (Museu de arte de São Paulo Assis Chateaubriand), localizado na avenida.

A atribuição do falso contexto à fotografia foi feita pelo site Jornal 316, cuja publicação ganhou difusão no Facebook. Até a tarde desta terça-feira (23), a peça de desinformação reunia ao menos 17.700 compartilhamentos na rede social, Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social (saiba como funciona).


GRANDE DIA: Patriotas de todo o Brasil ocupam praça dos três poderes em Brasília

A imagem de um ato em apoio à candidatura de Jair Bolsonaro em 2018 tem circulado nas redes sociais como se fosse de manifestação pró-governo realizada no último domingo. Além de não ser recente, a imagem também não foi registrada na praça dos Três Poderes, como afirma a peça de desinformação, mas na avenida Paulista, em São Paulo -- na imagem, inclusive, é possível identificar parte da estrutura do Masp (Museu de arte de São Paulo Assis Chateaubriand).

O Aos Fatos não encontrou a autoria da imagem, mas verificou que ela está presente em blogs e em uma reportagem do site Poder 360 do dia 30 de setembro de 2018. Nos créditos da imagem está escrito: Reprodução/Twitter de @Jairpresidente0.

Segundo as publicações da época, a foto é de um ato em favor da candidatura de Jair Bolsonaro realizado naquele dia como resposta a uma manifestação contrária ao então candidato ocorrida na véspera 29.

Atos de domingo. São Paulo foi palco de manifestações neste domingo (21). Grupos pró-Bolsonaro estavam reunidos na avenida Paulista e os contrários permaneceram na Praça Roosevelt, a poucos quilômetros da Paulista. Em Brasília, manifestantes pró e contra Bolsonaro protestaram na Esplanada dos Ministérios sob vigilância da Polícia Militar para evitar atritos. Os grupos seguiram em direção à Praça dos Três Poderes e o evento terminou às 13h30 sem conflitos.

Outro lado. O Jornal 316 respondeu para o Aos Fatos na segunda-feira (22) que trocaria a fotografia descontextualizada, mas até a tarde desta terça-feira não havia feito nenhuma modificação.

Referências:

1. Poder 360
2. BBC Brasil
3. Agência Brasil
4. Metrópoles
5. G1


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.