Foto de ato pró-Bolsonaro em 2018 circula como se fosse de manifestação recente

Compartilhe

Uma foto de um ato na avenida Paulista em apoio à candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência em setembro de 2018 tem circulado nas redes sociais como se fosse de uma manifestação pró-governo que ocorreu no domingo (21), na praça dos Três Poderes, em Brasília (veja aqui). Ao fundo na imagem, que pode ser encontrada em reportagens da época, é possível identificar o Masp (Museu de arte de São Paulo Assis Chateaubriand), localizado na avenida.

A atribuição do falso contexto à fotografia foi feita pelo site Jornal 316, cuja publicação ganhou difusão no Facebook. Até a tarde desta terça-feira (23), a peça de desinformação reunia ao menos 17.700 compartilhamentos na rede social, Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social (saiba como funciona).


GRANDE DIA: Patriotas de todo o Brasil ocupam praça dos três poderes em Brasília

A imagem de um ato em apoio à candidatura de Jair Bolsonaro em 2018 tem circulado nas redes sociais como se fosse de manifestação pró-governo realizada no último domingo. Além de não ser recente, a imagem também não foi registrada na praça dos Três Poderes, como afirma a peça de desinformação, mas na avenida Paulista, em São Paulo -- na imagem, inclusive, é possível identificar parte da estrutura do Masp (Museu de arte de São Paulo Assis Chateaubriand).

O Aos Fatos não encontrou a autoria da imagem, mas verificou que ela está presente em blogs e em uma reportagem do site Poder 360 do dia 30 de setembro de 2018. Nos créditos da imagem está escrito: Reprodução/Twitter de @Jairpresidente0.

Segundo as publicações da época, a foto é de um ato em favor da candidatura de Jair Bolsonaro realizado naquele dia como resposta a uma manifestação contrária ao então candidato ocorrida na véspera 29.

Atos de domingo. São Paulo foi palco de manifestações neste domingo (21). Grupos pró-Bolsonaro estavam reunidos na avenida Paulista e os contrários permaneceram na Praça Roosevelt, a poucos quilômetros da Paulista. Em Brasília, manifestantes pró e contra Bolsonaro protestaram na Esplanada dos Ministérios sob vigilância da Polícia Militar para evitar atritos. Os grupos seguiram em direção à Praça dos Três Poderes e o evento terminou às 13h30 sem conflitos.

Outro lado. O Jornal 316 respondeu para o Aos Fatos na segunda-feira (22) que trocaria a fotografia descontextualizada, mas até a tarde desta terça-feira não havia feito nenhuma modificação.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo é editado para fazer crer que família Bolsonaro apoia pré-candidatura de Pablo Marçal

Vídeo é editado para fazer crer que família Bolsonaro apoia pré-candidatura de Pablo Marçal

falsoPosts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Posts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral