Foto de 2016 é atribuída em posts a ato bolsonarista de 7 de setembro no RJ

Compartilhe

Publicações nas redes sociais atribuem falsamente ao ato de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta terça-feira (7) no Rio de Janeiro uma foto registrada em 2016 na praia de Copacabana (veja aqui). A imagem mostra uma manifestação em março daquele ano pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT).

Esta peça de desinformação vem circulando no Facebook, onde acumulava ao menos mil compartilhamentos nesta terça-feira (7).


Uma foto da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, registrada em 2016, vem sendo compartilhada nas redes sociais como se fosse um registro do ato realizado neste 7 de setembro na capital fluminense. A imagem mostra um protesto pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT) ocorrido no dia 13 de março daquele ano, conforme verificou Aos Fatos por meio de busca reversa.

O registro em questão foi publicado pelo jornal O Globo, que atribui a imagem ao fotógrafo Pablo Jacob.

Naquela data, cerca de 300 cidades brasileiras foram palco de manifestações contra o governo petista. Segundo levantamento do G1, os atos reuniram cerca de 3,6 milhões de pessoas nas ruas. Foi o maior protesto registrado contra a gestão de Dilma.

É fato, noentanto, que manifestantes se reuniram em Copacabana nesta terça-feira (7) para demonstrar apoio a Bolsonaro. Imagens do ato foram publicadas por sites como O Dia, Metrópoles e G1, além do perfil oficial do presidente no Twitter.

Compartilhe

Leia também

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores