Foto de atletas egípcios com bandeira palestina não foi registrada nas Olimpíadas de Paris

Compartilhe

Não foi registrada durante as Olimpíadas de Paris a cena que mostra atletas do Egito segurando a bandeira palestina no pódio após derrotarem um atleta de Israel. A foto compartilhada pelas peças de desinformação foi tirada em novembro de 2022, durante o campeonato mundial de karatê na Eslovênia.

Publicações que disseminavam a foto descontextualizada acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e de curtidas no Instagram até a tarde desta quinta-feira (8).

Fora, genocidas das olimpíadas. Egito derrotou atletas do estado genocida de Israel. E comemorou assim.

Dois jovens atletas estão no pódio de uma premiação, segurando a bandeira palestina. Ao lado deles, na terceira colocação, um atleta israelense segura a bandeira de seu país. Legenda diz: ‘Fora genocidas das Olimpíadas! Egito derrotou atletas do estado genocida de Israel. E comemorou assim.’

Posts nas redes têm compartilhado como se fosse recente uma foto que mostra dois atletas segurando a bandeira da Palestina no pódio ao lado de um competidor de Israel. Diferentemente do que sugerem as peças de desinformação, a imagem não foi registrada durante os Jogos Olímpicos de Paris, e sim durante um campeonato mundial de karatê ocorrido em 2022 na Eslovênia.

A manifestação de apoio ao povo palestino ocorreu em 18 de novembro daquele ano na cidade de Kranjska Gora, durante o 21º Campeonato Mundial de Karatê Tradicional, promovido pela Federação Internacional de Karatê Tradicional.

A federação transmitiu a cerimônia de premiação em seu canal oficial no YouTube. Nas imagens (veja abaixo), é possível ver os dois atletas egípcios, que conquistaram a primeira e a segunda colocação, segurando a bandeira palestina, enquanto o atleta israelense, terceiro colocado, exibe a bandeira de seu país.

O karatê não está entre as modalidades esportivas incluídas nos Jogos Olímpicos de Paris, o que tornaria impossível que o registro tivesse sido feito no evento deste ano.

Esta peça de desinformação também foi desmentida pela agência India Today.

O caminho da checagem:

Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos verificou que a foto foi tirada durante o 21º Campeonato Mundial de Karatê Tradicional, ocorrido na Eslovênia em novembro de 2022. Em pesquisa no YouTube, encontramos o registro original da cerimônia de premiação, transmitida pelo canal da Federação Internacional de Karatê Tradicional.

A reportagem também verificou no site oficial das Olimpíadas de Paris que o karatê não consta entre as modalidades esportivas disputadas nos jogos deste ano.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que DiCaprio se desculpou por festas de Diddy

É falso que DiCaprio se desculpou por festas de Diddy

falsoVídeo exibe catástrofes em outros países e épocas como se fossem furacão Milton

Vídeo exibe catástrofes em outros países e épocas como se fossem furacão Milton

falsoFormações de nuvens que aparecem em vídeo não foram criadas pelo furacão Milton

Formações de nuvens que aparecem em vídeo não foram criadas pelo furacão Milton