Não foi registrada durante as Olimpíadas de Paris a cena que mostra atletas do Egito segurando a bandeira palestina no pódio após derrotarem um atleta de Israel. A foto compartilhada pelas peças de desinformação foi tirada em novembro de 2022, durante o campeonato mundial de karatê na Eslovênia.
Publicações que disseminavam a foto descontextualizada acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e de curtidas no Instagram até a tarde desta quinta-feira (8).
Fora, genocidas das olimpíadas. Egito derrotou atletas do estado genocida de Israel. E comemorou assim.
Posts nas redes têm compartilhado como se fosse recente uma foto que mostra dois atletas segurando a bandeira da Palestina no pódio ao lado de um competidor de Israel. Diferentemente do que sugerem as peças de desinformação, a imagem não foi registrada durante os Jogos Olímpicos de Paris, e sim durante um campeonato mundial de karatê ocorrido em 2022 na Eslovênia.
A manifestação de apoio ao povo palestino ocorreu em 18 de novembro daquele ano na cidade de Kranjska Gora, durante o 21º Campeonato Mundial de Karatê Tradicional, promovido pela Federação Internacional de Karatê Tradicional.
A federação transmitiu a cerimônia de premiação em seu canal oficial no YouTube. Nas imagens (veja abaixo), é possível ver os dois atletas egípcios, que conquistaram a primeira e a segunda colocação, segurando a bandeira palestina, enquanto o atleta israelense, terceiro colocado, exibe a bandeira de seu país.
O karatê não está entre as modalidades esportivas incluídas nos Jogos Olímpicos de Paris, o que tornaria impossível que o registro tivesse sido feito no evento deste ano.
Esta peça de desinformação também foi desmentida pela agência India Today.
O caminho da checagem:
Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos verificou que a foto foi tirada durante o 21º Campeonato Mundial de Karatê Tradicional, ocorrido na Eslovênia em novembro de 2022. Em pesquisa no YouTube, encontramos o registro original da cerimônia de premiação, transmitida pelo canal da Federação Internacional de Karatê Tradicional.
A reportagem também verificou no site oficial das Olimpíadas de Paris que o karatê não consta entre as modalidades esportivas disputadas nos jogos deste ano.