🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto antiga da rua 25 de março cheia circula em posts como se fosse recente

Por Priscila Pacheco

7 de dezembro de 2020, 17h20

Uma foto que mostra aglomeração de pessoas na rua 25 de Março, no centro de São Paulo, não foi registrada na primeira semana de dezembro de 2020, conforme divulgam postagens nas redes sociais (veja aqui). Por meio de busca reversa, o Aos Fatos verificou que a mesma imagem foi publicada pela primeira vez no dia 16 de dezembro de 2019 em uma conta pessoal do Instagram. No último dia 5 de dezembro, o autor publicou novamente a imagem, mas com a legenda “pré-Covid, porém está tudo normal como na foto por lá”.

Apesar de diversos perfis usarem a foto antiga, é fato que a rua 25 de Março, conhecida por ser uma área de comércio popular, tem registrado aglomerações. O caso foi citado até mesmo em reportagem transmitida pelo Jornal Nacional no dia 5.

A foto antiga já conta com ao menos 4.100 compartilhamentos no Facebook e foi marcada com o selo DISTORCIDO na ferramenta de verificação da plataforma (veja como funciona).


DISTORCIDO

Ontem na 25 de março! 🙄

Tem circulado nas redes sociais uma foto da rua 25 de Março, área de comércio popular localizada no centro de São Paulo, para dizer que houve aglomeração na sexta-feira (4). Entretanto, apesar de a região ter registrado cenas similares nos últimos dias, conforme mostram os noticiários, a imagem utilizada nas postagens é antiga, do ano passado.

Por meio de busca reversa, o Aos Fatos verificou que a imagem foi publicada pela primeira vez em uma conta pessoal do Instagram no dia 16 de dezembro de 2019. No dia 25 de março deste ano, o autor republicou a fotografia para fazer uma homenagem pelo aniversário da rua. Por fim, a foto foi publicada novamente no dia 5 de dezembro pelo autor para criticar aglomerações na região. Entretanto, a legenda indicava que o registro era antigo. “e assim caminha a humanidade… (📸 pré-Covid, porém está tudo normal como na foto por lá) #olharesdesampa”, diz a publicação.

Aglomerações. A rua 25 de Março tem sido citada constantemente em notícias sobre aglomerações durante a pandemia. No início de junho, por exemplo, quando lojas e shoppings foram liberados para reabrir com horário restrito, a 25 de Março registrou aglomeração logo pela manhã. As cenas foram destacadas pela mídia também em setembro, outubro e novembro. A reportagem mais recente foi transmitida pelo Jornal Nacional, da rede Globo, no dia 5 de dezembro. Além de citar a presença de uma “multidão” de pessoas, a reportagem mostrava consumidores sem máscara de proteção. O uso obrigatório de máscaras para prevenir a Covid-19 foi determinado em maio pelo governo do estado.

Referências:

1. Instagram (Fontes 1, 2 e 3)
2. UOL
3. R7
4. Revista Veja
5. G1 (Fontes 1 e 2)
6. Assembleia Legislativa de São Paulo


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.