É de 2015, não atual, uma foto que mostra moradores de Princesa Isabel (PB) buscando água com baldes. Embora a cidade esteja sofrendo com o clima seco, não há registros recentes de falta de água. O município paraibano é atendido pela Operação Carro-Pipa, ação do governo federal e do Exército, e desde 2017 recebe água da transposição do rio São Francisco.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (5).
[Foto mostra moradores de Princesa Isabel (PB) buscando água em baldes em 2024]
Dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) de 2022 — os últimos disponíveis — apontam que 71,38% dos mais de 21 mil habitantes da cidade têm acesso ao abastecimento de água. Princesa Isabel é atendida pela Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba).
Não há comunicados recentes da Cagepa sobre falta de água em Princesa Isabel, embora o município paraibano esteja sofrendo com o clima seco.
As águas da Transposição do Rio São Francisco começaram a chegar a Princesa Isabel em fevereiro de 2017, cerca de um ano e meio após o registro difundido pelas publicações nas redes sociais. E desde então obras têm sido realizadas na cidade para ampliar o abastecimento.
Uma parceria feita em junho deste ano entre a Cagepa e a Prefeitura de Princesa Isabel, por exemplo, estenderá a rede de distribuição e levará água ao campus IFPB (Instituto Federal da Paraíba) e ao hospital oncológico do município.
Ainda assim, aproximadamente 3.000 moradores são atendidos todos os meses pela Operação Carro-Pipa, uma ação emergencial criada em 1998 pelo governo federal, em parceria com o Exército, para levar água potável a comunidades do Semiárido, preferencialmente rurais, afetadas pela seca.
A ação sofreu ao menos duas interrupções por falta de verbas após as eleições de 2022, no último ano do governo Jair Bolsonaro, e foi retomada no ano seguinte pelo governo Lula.
O caminho da checagem:
Por meio de busca reversa por imagens, verificamos que a foto difundida pelas publicações é de setembro de 2015. Foi feita durante o governo de Dilma Rousseff (PT) e retrata a situação vivida por moradores de Princesa Isabel.
Aos Fatos buscou ainda informações sobre o serviço de água na cidade e verificou que Princesa Isabel recebe as águas da transposição do rio São Francisco desde setembro de 2017. Também buscamos informações na companhia estadual de água e nos sites dos ministérios de Cidades e Integração e de Desenvolvimento Regional.