🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Posts tiram piada de contexto para sugerir que Lula mudou de versão sobre dedo amputado

Por Milena Mangabeira

14 de agosto de 2023, 17h48

Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou recentemente uma nova versão sobre o acidente que o levou a amputar o dedo mínimo da mão esquerda, como fazem crer publicações nas redes. As peças de desinformação que fazem essa alegação tiram de contexto uma piada contada pelo presidente no dia 2 de agosto, durante o lançamento do programa Povos da Pesca Artesanal, em Brasília. Na ocasião, Lula brincou que teria sofrido um acidente ao coletar caranguejos.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 100 mil visualizações no TikTok até a tarde desta segunda-feira (14) e ao menos 70 mil curtidas no Instagram. A informação falsa também circula em diversas versões no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

2022 nas eleições. 2023. Se passar um dia sem mentir ele passa mal…

Print mostra duas imagens de Lula: uma em entrevista em 2022 e outra durante evento em 2023. A legenda do post diz: ‘Se passar um dia sem mentir ele passa mal…’

Uma piada contada por Lula durante a cerimônia de lançamento do programa Povos da Pesca Artesanal, no dia 2 de agosto, tem sido compartilhada fora de contexto nas redes para sugerir que o presidente teria mentido sobre o caso que o levou a perder o dedo mínimo da mão esquerda. Conforme é possível verificar na gravação original do evento, no entanto, Lula fazia uma brincadeira na ocasião, que foi seguida por risadas da plateia.

O presidente perdeu o dedo mínimo em um acidente de trabalho ocorrido em 1964, quando tinha 18 anos. Na ocasião, ele trabalhava no turno da madrugada como mecânico em uma empresa metalúrgica de São Paulo e tentava consertar um dispositivo quebrado em uma prensa.

A história do acidente é amplamente conhecida e já foi contada por Lula em entrevistas antigas e recentes. A informação também consta nas biografias autorizadas sobre o presidente escritas pelos jornalistas Denise Paraná e Fernando Morais.

Também circulam nas redes ao menos outras cinco versões do post que distorce e tira de contexto a piada contada por Lula. As publicações chamam o presidente de mentiroso e alegam que ele teria se acidentado propositalmente para conseguir a aposentadoria por invalidez, o que é falso. De acordo com o Instituto Lula, o petista não se aposentou à época, e sim obteve uma indenização de 350 mil cruzeiros.

Essa peça de desinformação também foi desmentida pelo Estadão Verifica.

Referências:

1. Planalto
2. YouTube (1, 2, 3, 4)
3. Metrópoles
4. Instituto Lula

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.