Flavio Bolsonaro não usou camiseta com frases contra nordestinos; imagem é falsa

Compartilhe

Circula na internet uma foto adulterada em que Flavio Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro e candidato ao Senado no Rio de Janeiro, aparece usando uma camiseta estampada com a frase "Movimento nordestinos voltem pra casa. O Rio não é lugar para jegue". A imagem é FALSA. A original, na verdade, é de outubro de 2016, quando o então aspirante à Prefeitura do Rio foi votar usando uma camiseta azul, sem estampas, apenas com o adesivo de seu número de candidato.

A imagem com o texto enganoso foi compartilhada por diversos perfis no Facebook, marcada com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona). O mesmo conteúdo foi denunciado por leitores do Aos Fatos via WhatsApp. Para se inscrever, envie mensagem para o número (21) 99747-2441 e siga as orientações.

Leia abaixo, em detalhes, o que checamos.


FALSO

Flavio Bolsonaro usou camiseta estampada com a frase "Movimento nordestinos voltem pra casa. O Rio não é lugar para jegue”

A imagem em que Flavio Bolsonaro aparece usando uma camiseta estampada com a frase "Movimento nordestinos voltem pra casa. O Rio não é lugar para jegue” foi adulterada. A foto original foi publicada por diversos portais, inclusive o G1, e foi tirada em outubro de 2016, quando o então candidato à prefeitura do Rio de Janeiro dirigia-se à Escola Municipal Barão Homem de Mello, na Tijuca, para votar.

Ele estava acompanhado de seu pai, Jair Bolsonaro, e usava uma camiseta pólo azul, sem estampas, apenas com um adesivo verde estampado com o seu número de votação. Na adulteração, os dizeres contra os movimentos nordestinos foram “estampados” no azul da camiseta usada por ele. Compare, abaixo.

Nesta sexta-feira (5), Flávio Bolsonaro alertou, em seu Twitter, sobre a falsa campanha. “Mais uma Fake News!”, afirmou.

Essa verificação também foi feita pelos sites Boatos.org, E-farsas, Agência Lupa e pelo projeto de checagem Fato ou Fake, do grupo Globo.

Compartilhe

Leia também

Por um uso ético da IA no jornalismo

Por um uso ético da IA no jornalismo

falsoBolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

Bolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

falsoFilho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

Filho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas