Não é verdade que os filhos de Luís Roberto Barroso, ministro e atual presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), estejam à bordo de uma aeronave da Força Aérea americana junto a imigrantes ilegais com destino a Manaus (AM). A corte afirmou que os filhos do ministro não foram deportados e sequer estão nos Estados Unidos, e que não há informações oficiais sobre cancelamentos de vistos.
Publicações com o conteúdo falso acumulavam cerca de 256 mil visualizações no TikTok, 1.500 compartilhamentos no Facebook e dezenas de curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (29).
AVIÃO DA FORÇA AÉREA AMERICANA DECOLA DE NYC RUMO A MANAUS COM BRASILEIROS ILEGAIS. FILHOS DE BARROSO ESTÃO A BORDO

Publicações nas redes mentem ao alegar que os dois filhos do ministro do STF Luís Roberto Barroso estariam à bordo de um avião da Força Aérea americana, ao lado de outros imigrantes ilegais, com destino a Manaus.
Em nota, o STF negou a veracidade da alegação e afirmou que nenhum dos dois está nos Estados Unidos ou foi deportado. A corte também disse que não há registros oficiais sobre o cancelamento de vistos.
Barroso é pai de Luna e Bernardo van Brussel Barroso. Luna vive no Brasil, onde cursa o doutorado em direito constitucional na USP (Universidade de São Paulo) e atua no escritório BFBM, o mesmo onde o ministro atuou antes de ser nomeado para a Suprema Corte.
Bernardo, por sua vez, é diretor associado no banco BTG Pactual e também fundador de uma empresa de investimentos no mercado de jogos eletrônicos, conforme informações públicas disponíveis em suas redes sociais.
Aos Fatos não localizou registros de voos recentes com brasileiros deportados dos EUA para Manaus. Questionado, o Ministério das Relações Exteriores não respondeu até a publicação desta checagem.
Publicações enganosas envolvendo os filhos do ministro ganharam força nas redes após o governo dos Estados Unidos anunciar a revogação do visto de oito integrantes do STF, incluindo Barroso.
A medida foi anunciada no mesmo dia em que Alexandre de Moraes impôs o uso de tornozeleira eletrônica ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado de Donald Trump.
O caminho da apuração
Aos Fatos contatou o STF para verificar a autenticidade da informação sobre a deportação dos filhos de Barroso. A assessoria da corte desmentiu a alegação em uma nota enviada à redação.
Para dar mais contexto ao desmentido, Aos Fatos fez ainda buscas em plataformas de redes sociais por informações públicas sobre os filhos de Barroso.
Aos Fatos fez ainda buscas na imprensa brasileira e americana por notícias recentes sobre voos da Força Aérea americana para Manaus levando imigrantes ilegais e não obteve resultados.
Por fim, foi enviado um pedido de esclarecimento ao Ministério das Relações Exteriores sobre a veracidade do voo. O órgão não havia respondido até a publicação desta checagem.




