Felipe Neto não fez post para comparar preços nos governos Bolsonaro e Lula

Compartilhe

Não é verdade que o influenciador e empresário Felipe Neto publicou em dezembro de 2022, último mês do governo de Jair Bolsonaro (PL), uma lista com preços diversos, para compará-los aos do governo Lula. Aos Fatos não encontrou registros da publicação, e Neto também negou a autoria dos posts.

O conteúdo falso acumulava mais de 100 mil curtidas no Instagram e milhares de compartilhamentos no X (ex-Twitter). As peças também circularam no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Oi @felipeneto , nada a declarar??? Sem guerra e sem pandemia??

Peças enganosas difundem publicação falsa e atribuem autoria ao influenciador Felipe Neto

Não é real a publicação em que o influenciador Felipe Neto supostamente compartilha uma lista com preços de produtos diversos, como gasolina e arroz, em 3 dezembro de 2022. O objetivo do texto enganoso é permitir a comparação com os preços dos produtos praticados em 2024, ao fim do segundo ano do governo Lula.

A publicação não consta no perfil do influenciador no X nem na ferramenta Wayback Machine, que armazena conteúdos já deletados. No sábado (7), Neto negou a autoria da mensagem: “Eu nunca fiz essa postagem. É totalmente fabricada pela extrema direita”.

Esta não é a primeira vez em que publicações falsas circulam atribuídas ao influenciador. Aos Fatos já desmentiu peças alegando que Neto teria feito apologia à pedofilia em 2020 e dito que sairia do Brasil caso Bolsonaro fosse eleito em 2022.

Em setembro deste ano, conteúdos enganosos afirmaram que a conta do influenciador no Bluesky, plataforma similar ao X, foi classificada como extremista — o que também é falso.

O caminho da apuração

Aos Fatos buscou o texto atribuído a Felipe Neto no perfil do influenciador X e constatou que, além da mensagem não existir, ele já havia publicado uma nota informando que o texto era falso.

Também utilizamos a ferramenta Wayback Machine para buscar todas as publicações feitas por Neto em sua conta no dia 3 de dezembro, data indicada pelas peças enganosas. Por fim, buscamos outras checagens que desmentem publicações falsas atribuídas a Felipe Neto.

Referências

  1. Wayback Machine
  2. X (@felipeneto)
  3. Aos Fatos (1, 2 e 3)

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

Vídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

falsoÉ falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

É falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta