É falso que vídeo mostra 'fazenda de peixes' chinesa na BA

Compartilhe

Adicione o Aos Fatos às suas fontes do Google

fonte preferencial

Não é verdade que imagens mostram “fazendas de peixes” chinesas instaladas na Bahia. O vídeo que circula nas redes com essa afirmação foi feito em uma vila de pescadores na China. Não há registros de que empresários do país asiático tenham instalado no litoral baiano estruturas similares às registradas na gravação.

A peça de desinformação acumulava ao menos 4.000 compartilhamentos no Facebook e 2.500 curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (25).

Na minha opinião isto é invasão chinesa. Os chineses criaram vários tanques de peixe no mar. Da Bahia, e está chamando a atenção de toda a população baiana.

Montagem que tenta relacionar investimentos chineses no Brasil a uma suposta ‘invasão’. Na parte superior, aparece uma imagem aérea de estruturas retangulares no mar próximas ao litoral, identificadas no texto sobreposto como ‘tanques de peixe’. Sobre a imagem, há frases em português como ‘Na minha opinião, isto é invasão chinesa’ e alegações de que ‘os chineses criaram vários tanques de peixe no mar da Bahia’ e estariam ‘tomando a Bahia’.

Um vídeo que mostra diversas estruturas flutuantes em uma região litorânea tem sido compartilhado nas redes como se fossem de “fazendas de peixes” instaladas por chineses na Bahia. A área retratada, porém, pertence a uma vila de pescadores no condado de Luoyuang, na China.

Apesar de o Aos Fatos não ter encontrado o vídeo original por meio de busca reversa, a pesquisa retornou fotos (veja aqui, aqui, aqui e aqui) que apresentam os mesmos elementos visíveis na gravação.

É possível identificar, por exemplo, a ilha que fica no meio da baía e fazendas de abalone — um tipo de molusco criado na região — no mesmo formato e posição que aparecem nas imagens virais.

Montagem comparando vídeo que alega mostrar ‘tanques de peixes chineses’ no litoral da Bahia com uma foto aérea usada para indicar a verdadeira origem da imagem. Na parte superior, dois recortes do vídeo mostram estruturas retangulares flutuantes no mar e uma ilha ao fundo, com círculos laranja destacando elementos da paisagem. Na parte inferior, uma foto aérea semelhante exibe grandes áreas de aquicultura marítima próximas a ilhas, acompanhada de caracteres chineses vermelhos no canto inferior direito.
Vídeo contém elementos idênticos a imagens da vila de pescadores chinesa (Reprodução)

Aos Fatos também não encontrou nenhum outro registro de “fazendas de peixes” chinesas na Bahia ou qualquer informação sobre empreendimentos semelhantes no estado.

Desde que a BYD iniciou as operações em Camaçari (BA), em 2025, usuários têm publicado desinformação para sugerir que a região estaria sendo invadida por chineses. Aos Fatos já desmentiu, por exemplo, que a empresa trouxe 10 mil chineses para o Brasil e construiu um complexo de apartamentos para eles na cidade.

O caminho da apuração

Aos Fatos fez uma busca reversa por frames do vídeo e, por mais que não tenha identificado a origem exata da gravação, encontrou diversas imagens semelhantes do local. Conferimos as informações que acompanhavam as imagens em reportagens e guias de viagem locais.

Também procuramos notícias sobre a criação chinesa de peixes na Bahia, mas não encontramos nenhum registro. Por fim, entramos em contato com o governo baiano, que não se manifestou até a publicação desta checagem.

Referências

  1. FZ News
  2. Aos Fatos (1 e 2)

Compartilhe

Adicione o Aos Fatos às suas fontes do Google

fonte preferencial

Leia também

falsoÉ falso que polícia prendeu jogador da Guatemala em partida da Copa

É falso que polícia prendeu jogador da Guatemala em partida da Copa

falsoVídeo mostra explosão na Rússia, não bombardeio no Irã

Vídeo mostra explosão na Rússia, não bombardeio no Irã

falsoMarido de neta de Lula não ganhou licitação bilionária no RJ

Marido de neta de Lula não ganhou licitação bilionária no RJ

fátima
Fátima